Thumbnail Image

Diretrizes Voluntárias para a Gestão Sustentável dos Solos








FAO. 2019. Diretrizes Voluntárias para a Gestão Sustentável dos Solos. Roma. 



Related items

Showing items related by metadata.

  • Thumbnail Image
    Book (series)
    Diretrizes para o cálculo da eficiência no uso da água na agricultura para os relatórios globais
    Parâmetros agronómicos no indicador do ODS 6.4.1: rácio de rendimento e proporção da produção de sequeiro
    2022
    Also available in:
    No results found.

    Estas diretrizes destinam-se a ajudar os países a compreender os parâmetros agronómicos envolvidos no cálculo da componente agrícola do indicador 6.4.1 do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) sobre a mudança na eficiência no uso da água ao longo do tempo. Fornecem uma explicação detalhada do processo de cálculo pelos países dispostos a gerar uma estimativa mais precisa a partir dos seus dados nacionais. As diretrizes fornecem o método padrão mínimo utilizando um valor estimado ou predefinido proposto pela FAO, bem como as metodologias disponíveis a fim de melhorar progressivamente a precisão através de uma escada de monitorização para os países que têm dados mais completos e precisos sobre as suas principais áreas de cultivo e produções.
  • Thumbnail Image
    Book (stand-alone)
    Diretrizes Voluntárias para Garantir a Pesca de Pequena Escala Sustentável no Contexto da Segurança Alimentar e da Erradicação da Pobreza 2017
    Esta versão foi preparada em Português do Brasil. Foi elaborada para informar o seminário nacional sobre as diretrizes voluntárias para garantir a pesca de pequena escala sustentável no contexto da segurança alimentar e da erradicação da pobreza que aconteceu no período de 22-25 de Setembro de 2015, em Brasília, Brasil. Tal versão não antecipa a versão Portuguesa das diretrizes voluntárias sobre a governaça responsável da posse da terra, Pescas e Florestas no Contexto da Segurança Alimentar Naci onal nem sua terminologia relacionada - atualmente em desenvolvimento pela FAO.
  • Thumbnail Image
    Book (series)
    Incorporação dos caudais ambientais no indicador 6.4.2 sobre “stress hídrico”
    Diretrizes para um método padrão mínimo para a elaboração de relatórios globais
    2022
    Estas diretrizes destinam-se a ajudar os países a participar na avaliação do ODS 6.4.2 sobre o stress hídrico, contribuindo com dados e informações sobre os caudais ambientais (EF – environmental flows). Estes dados são necessários para o cálculo do indicador de stress hídrico do ODS 6.4.2, para o qual os países são obrigados a apresentar informações à FAO, que é a guardiã deste indicador do ODS. As diretrizes fornecem um método padrão mínimo, baseado principalmente no Sistema Global de Informação de Caudais Ambientais (GEFIS), que pode ser consultado em http://eflows.iwmi.org, e é a abordagem que será usada para gerar os dados de EF do país que irão compor o relatório no âmbito do 6.4.2 a nível global. Os países que têm dados de EF mais abrangentes e precisos poderão fazer uso desses dados ao verificar o conjunto de dados globais produzidos pela FAO e também adicionar detalhes complementares ao seu relatório Nacional Voluntário no âmbito do ODS 6.4.2.

Users also downloaded

Showing related downloaded files

No results found.