FAO em São Tomé e Príncipe

Dia Internacional da Água: Água e Mudanças Climáticas

Ilustração comemorativa do dia Internacional da Água © FAO

23/03/2020

23 de março de 2020, São Tomé – O Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março e foi designado na Conferência das Nações Unidas de 1992 sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED) concentrando a atenção na importância da água doce e defendendo a gestão sustentável dos recursos de água doce.

O tema do Dia Mundial da Água de cada ano é definido pela ONU-Água, e para este ano o tema escolhido é sobre a " Água e Mudanças Climáticas ". Como tem vindo a acontecer, a ONU-Água lança sempre o Relatório Mundial sobre o Desenvolvimento da Água. Nesta edição de 2020, o relatório concentrou-se nas mudanças climáticas e na água.

A ciência é clara, a crise global das mudanças climáticas está alterando o ciclo da água. Isso tornará a disponibilidade da mesma menos previsível, afetando a sua qualidade, piorando a sua escassez e ameaçando o desenvolvimento sustentável.
Hoje, estima-se que 3,6 bilhões de pessoas em todo o mundo vivem em áreas potencialmente escassas de água pelo menos um mês por ano. Prevê-se que alcance entre 4,8 e 5,7 bilhões de pessoas até 2050, criando uma enorme competição entre os usuários de água e além das fronteiras políticas.

O Diretor-Geral da FAO, QU Dongyu, encorajou todos os países e pessoas a fazerem parte desse esforço que implica priorizar a água e a gestão dos recursos hídricos , pois que a água é fundamental para a vida e que isso está refletido em todas as culturas, línguas e religiões e que ela está sob crescente pressão devido ao crescimento global e aos extremos climáticos, por isso o tema deste ano é muito oportuno visto que sem água, não há agricultura.

Segundo Gilbert F. Houngbo, responsável da ONU-Água e Presidente do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola, os membros e parceiros da Organização escolheram este tópico para 2020 porque neste momento, há uma oportunidade sem precedentes de colocar a água no centro das negociações sobre mudanças climáticas.

Visto que a adaptação aos efeitos das mudanças climáticas na água protegerá a saúde e salvará vidas, este ano, o Dia Mundial da Água e o Dia Mundial da Meteorologia compartilham o mesmo tema: “Água e Mudanças Climáticas” visto que os dois estão intimamente ligados. Segundo o Secretário-Geral da Organização Mundial da Meteorologia, Petteri Taalasas, as mudanças climáticas estão afetando em muito o nosso acesso a água para fins de consumo, alimentação, saúde e produção de energia e bem-estar dos seres humanos.

 

A FAO e a gestão da água em São Tomé e Príncipe

Em São Tomé e Príncipe, a FAO tem trabalhado com o Governo no sentido de apoiar o país na implementação da primeira fase da estratégia nacional de irrigação. Os TDR destinam-se a orientar a missão que virá fazer o estudo de viabilidade de implementação da estratégia.

O objetivo geral da missão é realizar estudos técnicos de desenvolvimento hidro-agrícola dos locais selecionados para abrigar as atividades do projeto de modernização da irrigação para combater a pobreza e a insegurança alimentar e nutricional em São Tomé e Príncipe . Em outras palavras, este estudo fornecerá elementos precisos de análise para permitir uma decisão sobre as direções e modalidades necessárias para o desenvolvimento do projeto futuro.