FAO em São Tomé e Príncipe

Assistente ao Representante da FAO/STP encontra-se com a Ministra da Justiça.

Photo © FAO

08/10/2020

08 de outubro de 2020, São Tomé – O Assistente ao Representante da FAO em São Tomé e Príncipe (FAO/STP), Argentino Pires dos Santos, foi recebido pela Ministra da Justiça Administração Pública e Direitos Humanos, Ivete Lima Correia.

Durante o encontro, foi feito um balanço dos últimos encontros realizados, onde a ministra colocou uma preocupação, no que toca a reinserção social da população prisional, que devido o seu aumento e dada a necessidade de se ter que dar três refeições diárias aos mesmos, o que acaba pesando um pouco nos cofres do estado.

Neste sentido, e uma vez que que o serviço prisional dispõe de terras para cultivo e para criação de animais, a ministra solicitou a FAO/STP um apoio no que toca ao fornecimento de matérias agrícolas e sementes, de forma que esses prisioneiros possam produzir alimentos que sirvam para abastecer os serviços prisionais e consecutivamente alimentá-los.

Em resposta às preocupações da ministra, Assistente ao Representante da FAO/STP, mostrou toda a sua disponibilidade em colaborar nesse sentido, onde dentro do projeto “ 3705 - Apoio à capitalização e valorização de produções hortícolas para a segurança alimentar e nutricional em São Tomé e Príncipe”, irá colocar os serviços prisionais como um dos beneficiários, fornecendo assim, materiais e agrícolas e sementes, forma que possam desenvolver atividades hortícolas.

O encontro também serviu para o agendamento de uma reunião entre o Coordenador Sub-Regional da FAO para a África Central e Representante para Gabão e São Tomé e Príncipe, Hélder Muteia, e a Ministra da Justiça.