FAO em São Tomé e Príncipe

As fileiras de oportunidades para a agricultura em São Tomé e Príncipe

FAO marca presença no Primeiro Fórum de agro-negócios © FAO/Denilson Costa

23/07/2019

23 de julho de 2019, São Tomé – Teve lugar hoje, dia 23 de Julho, numa das salas do Palácio dos Congressos, o primeiro fórum de Agro-Negócios em São Tomé e Príncipe, organizado pela Associação Santomense de Promoção Empresarial (ASPRE), que tem como objetivo a coordenação, representação e defesa dos interesses comuns e o melhor desenvolvimento das suas atividades profissionais nas vertentes de formação, eventos nacionais e internacionais. A FAO, enquanto um dos promotores do desenvolvimento do sector agrícola, pesqueiro e pecuário em São Tomé e Príncipe, marcou presença neste fórum presidido pelo Ministro da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural, Francisco dos Ramos.

Sob o lema “As fileiras de oportunidades para a agricultura em São Tomé e Príncipe”, o fórum organizado pela ASPRE em colaboração com a Associação de Jovens Agricultores de Portugal (AJAP), versou sobre a partilha de experiências na abordagem da promoção empresarial de São Tomé e Príncipe nos ramos da agricultura e transformação. Para a FAO, esta é mais uma iniciativa que vai ajudar o país na promoção do empreendedorismo jovem na agricultura, domínio para o qual a Organização ja´tem disponibilizado apoios.

Carlos Boa Morte, Presidente da Associação Santomense de Promoção Empresarial (ASPRE), no seu discurso afirmou que o fórum se “trata da congregação de várias atividades que envolvem as cadeias de valor do setor da agricultura, as quais vão desde a produção, transformação até à comercialização. Uma palavra de agradecimento é dirigida a aos representantes das organizações internacionais aqui presentes – FAO e PAM - que desde a primeira hora abraçaram a iniciativa mostrando-se disponíveis e abraçaram a causa dos jovens agricultores de São Tomé e Príncipe”.

Sobre o empreendedorismo agrícola no país, Carlos Boa Morte acrescentou que “Ser empreendedor em São Tomé e Príncipe não é uma tarefa fácil, principalmente no sector da agricultura. Contudo, o crescimento do sector agrícola pode marcar o início de uma caminhada na criação de valor acrescentando à nossa agricultura, que até agora é somente de subsistência”. 

Francisco dos Ramos, Ministro da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural, no seu discurso de abertura do fórum afirmou que “este evento se reveste de extrema importância para o Governo, na medida em que foi capaz de unir à volta de uma mesa, vontades e parceiros de desenvolvimento e de países amigos para que juntos possamos encontrar o caminho a ser trilhado”. Ainda no uso da palavra, Francisco dos Ramos abordou ainda o setor da transformação - “falar da necessidade que nos impõe a transformação do sector primário em São Tomé e Príncipe é hoje um desígnio coletivo que ultrapassa as fronteiras de tudo quanto nos divide e se assume como uma condição necessária para garantir a coesão social e da nossa própria sobrevivência nacional.” Com essas palavras o fórum de dois dias foi aberto.

Com os financiamentos que a FAO tem colocado à disposição do Governo e o surgimento de iniciativas como esta, conjugam-se assim as oportunidades, meios e vontades para que a agricultura atinja patamares de desenvolvimento superiores aos até agora alcançados no panorama nacional.