FAO em São Tomé e Príncipe

FAO financia pela segunda vez projeto de desenvolvimento de cadeias de valor de produtos florestais não-lenhosos em São Tomé e Príncipe

Reunião técnica do projeto © FAO/Denilson Costa

31/07/2019

31 de julho de 2019, São Tomé – Hoje, na sala de conferências do Hotel Praia, foi oficialmente apresentado o “projeto de apoio ao desenvolvimento das atividades rurais e melhoria da segurança alimentar e nutricional e das cadeias de valor dos produtos florestais não-lenhosos (PFNL) em São Tomé e Príncipe”. Com financiamento e assistência técnica da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), o projeto prevê intervir em 3 comunidades de São Tomé e Príncipe através de uma abordagem de valorização dos mercados, dos produtos e da organização dos atores rurais do setor.

Ao longo de vários anos, a FAO tem apoiado a valorização e a gestão sustentável de Produtos Florestais Não-Lenhosos (PFNLs) na África Central através de projetos nacionais e sub-regionais. Este apoio tem-se justificado pela importância que estes produtos têm na alimentação e nutrição das populações. Em São Tomé e Príncipe, a mesma situação se verifica e encontra raízes históricas, económicas e socio-culturais que o justificam. Constata-se que no país existem diferentes tipos de PFNLs com virtudes nutricionais e medicinais assinaláveis. No entanto, a ausência de cadeias na valorização destes recursos representa um problema.

Por isso, e reconhecendo o valor que os PFNL têm nas refeições, rendimentos e bem-estar dos são-tomenses, a FAO e o Governo formularam o projeto em questão que prevê apoiar o desenvolvimento de atividades rurais que melhorem as cadeias de valor dos produtos florestais não-lenhosos em São Tomé e Príncipe. Entre outros, os resultados que se pretendem alcançar com o projeto são os seguintes:

  • Analisar a situação e as necessidades das capacidades locais em termos de produção de PFNLs;
  • Identificar os mercados dos potenciais PFNLs;
  • Formular Planos de Desenvolvimento de Empresas para os agricultores e transformadores beneficiários do projeto;
  • Fazer com que os atores da fileira de PFNL e a população em geral conheçam, tenham acesso e dominem as informações sobre as cadeias de valor dos PFNL.

Além da importância que representa para a alimentação, este projeto tem o potencial de aportar impactos positivos sobre a economia são-tomense. Este é um aspeto salientado pelo Ministro da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural que declarou o seguinte durante a discussão técnica dos promenores do projeto realizada no dia seguinte ao lançamento oficial do projeto “Vi neste projeto uma oportunidade para alavancar a nossa economia. Tenho para mim que se trata do maior projeto que estamos a ser beneficiados. Especialmente porque pela nossa Natureza já somos ricos em PFNLs. Mas relembro que por maior ou menor que seja um projeto, a sua contribuição para economia não será suficientemente encorajadora se não houver apropriação”.

De frisar que é pela segunda vez que a FAO financia um projeto de desenvolvimento de cadeias de valor PFNLs em São Tomé e Príncipe, tendo a primeira-experiência deixado resultados assinaláveis que serão capitalizados por esta nova iniciativa. Cite-se como exemplo a Estratégia e Plano de ação nacional para o desenvolvimento do setor dos produtos florestais não-lenhosos em São Tomé e Príncipe.