FAO em São Tomé e Príncipe

FAO entrega materiais e utensílios agrícolas aos Serviços Prisionais e de Reinserção Social

© FAO/Ody Mpouo

26/11/2020

26 de novembro de 2020, São Tomé – No quadro da iniciativa conjunta entre a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e o Ministério da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural, denominada “Cumé Di Quinté Non” (comida do nosso quintal).

 O escritório da FAO em STP, procedeu à entrega de um lote de materiais e utensílios agrícolas aos Serviços Prisionais e de Reinserção Social (SPRS).

Do lote dos materiais, fazem parte: machins, limas, picaretas, pás, ancinhos, enxadas, gancho, forquilha, botas de borracha, capas de chuva, regadores, pulverizadores e carinhos de mão.

O “Cumé Di Quinté Non”, é uma iniciativa inovadora que se traduz em duas vertentes, sendo a primeira, a produção e realização de um programa semanal, televisivo e radiofónico educativo, com foco no domínio da produção agrícola (culturas alimentares e hortícolas), da segurança alimentar e nutricional, bem como de práticas alimentares saudáveis, visando promover a fome zero em São Tomé e Príncipe (STP), sobretudo no atual contexto da Covid-19. A segunda vertente será a produção de alimentos nas parcelas pertencentes aos serviços Prisionais e de Reinserção Social (SPRS), com apoio técnico e material da FAO e do MAPDR, de forma a reduzir os custos com a alimentação da população prisional.

Na cerimónia estiveram presentes, os Ministros da Agricultura e Justiça, o Assistente ao Representante da FAO em STP, Diretor dos SPRS, Diretor da Agricultura e o Diretor do CATAP.