Angola
 

Designação Oficial: República de Angola

Capital: Luanda

Outras cidades importantes: Huambo, Lobito, Cabinda, Benguela, Lubango, Malange

Área total: 1.246.700 km2 (23º)

População estimativa de 2007: 16.900.000 hab (70º)

Densidade: 13,56 hab./km² (199º)

Chefe de Estado: José Eduardo dos Santos (desde Setembro de 1979)

Presidente da Assembleia Nacional: Roberto Víctor de Almeida

Primeiro-ministro:
Paulo Kassoma

Ministro das Relações Exteriores: Assunção dos Anjos

Data da actual Constituição: o MPLA adoptou uma Constituição de Independência em Novembro de 1975, alterada em Outubro de 1976, Setembro de 1980, Março de 1991, Abril e Agosto de 1992 e Novembro de 1996

Língua: o português é a língua oficial. Existem ainda mais de 20 línguas nacionais. A segunda língua mais falada (26%) é o umbundo na região centro-sul de Angola e em muitos meios urbanos. A terceira língua nacional mais falada (20%) é o quimbundo na zona centro-norte, no eixo Luanda-Malanje e no Kwanza-Sul. Foi esta língua que deu muitos vocábulos à língua portuguesa e vice-versa. O quicongo (ou kikongo) falado no norte, (Uíge e Zaire) tem diversos dialectos. Na província de Cabinda, fala-se o fiote ou ibinda. O chocué (ou tchokwe) é a língua do leste, por excelência. Desde a Lunda Norte ao Cuando Cubango. Cuanhama (kwanyama ou oxikwnyama), nhaneca (ou nyaneca) e mbunda são outras línguas de origem bantu faladas em Angola. No sul de Angola são ainda faladas outras línguas do grupo khoisan, faladas pelos san, também chamados bosquímanos.

PIB: (base PPC) Estimativa de 2007 (FMI)  - Total US$91,286 bilhões (62º)  - Per capita US$5.590 (96º)

Indicadores sociais: 
 - IDH (2007): 0,446 (162º) – baixo
 - Esper. de vida: 42,7 anos (190º)
 - Mort. infantil: 131,9/mil nasc. (4º)
 - Alfabetização: 67,4% (142º)

Unidade monetária: Kwanza (Kz)

Fuso horário: WAT (UTC+1)

Cód. telef.: +244

Clima: de outubro a abril: chuvas e de maio a agosto: mais seca e com temperaturas mais baixas. A zona do interior, pode ser dividida em 3 áreas: Norte, com grande pluviosidade e temperaturas altas, Planalto Central, com uma estação seca e temperaturas médias da ordem dos 19°C, Sul com amplitudes térmicas bastante acentuadas devido à proximidade do deserto do Kalahari e à influência de massas de ar tropical.

Recursos económicos: Angola possui uma grande diversidade de recursos naturais. Estima-se que seu subsolo tenha 35 dos 45 minerais mais importantes do comércio mundial, entre os quais se destacam petróleo, diamante e gás natural. Há também grandes reservas de fosfato, ferro, manganésio, cobre, ouro e rochas ornamentais, além de uma grande produção pecuária. A cultura do café e o petróleo representam 90% das exportações
As principais bacias de petróleo em expansão situam-se junto à costa nas províncias de Cabinda e Zaire, no norte do País. As reservas de diamantes nas províncias de Lunda Norte e Lunda Sul são admiradas por sua qualidade e consideradas umas das mais importantes do mundo.

Curiosidades: Em Angola, a dança distingue diversos géneros, significados, formas e contextos, equilibrando a vertente recreativa com a sua condição de veículo de comunicação religiosa, curativa, ritual e mesmo de intervenção social. Não se restringindo ao âmbito tradicional e popular, manifesta-se igualmente através de linguagens académicas e contemporâneas. A presença constante da dança no quotidiano, é produto de um contexto cultural apelativo para a interiorização de estruturas rítmicas desde cedo. Iniciando-se pelo estreito contacto da criança com os movimentos da mãe (às costas da qual é transportada), esta ligação é fortalecida através da participação dos jovens nas diferentes celebrações sociais (Os jovens são os que mais se envolvem), onde a dança se revela determinante enquanto factor de integração e preservação da identidade e do sentimento comunitário.
Com isto, Angola hoje destaca-se pelos mais diversos estilos musicais, tendo como principais: o Semba, o Kuduro e a Kizomba.

------------

Portal do Governo: http://www.governo.gov.ao/

Ministério da Agricultura, desenvolvimento Rural e das Pescas: http://www.minadrp.gov.ao/default.aspx

Ministério do Ambiente: http://www.minam.gov.ao/default.aspx

Sobre Angola: http://www.info-angola.ao/governo/