Páginas nacionais
 

Páginas Nacionais

Procurem as noticias, os documentos, os links em cada pais! (só clicar na bandeira no mapa!)

Se você quer compartilhar um documento, informar sobre uma actividade, um programa, um projecto, não hesite:  "Fale conosco" e envie uma mensagem

 

A área do globo terrestre ocupada pelos oito Estados-membros da CPLP é muito vasta.

  • São 10 742 000 km2 de terras, 7,2% da terra do planeta (148 939 063 km2), espalhadas por quatro Continentes – Europa, América, África, Ásia.
  • Situado maioritariamente no hemisfério sul, este espaço descontínuo abrange realidades tão diversas como a do Brasil, quinto país do mundo pela superfície, como o minúsculo arquipélago de São Tomé e Príncipe, o Estado mais pequeno, em área, de África.
  • O clima, a fauna e a flora são variados, correspondentes à diversidade das latitudes em que se situam os vários países membros. Com excepção de Portugal, de clima temperado com variantes oceânica e mediterrânea, a maior parte da CPLP situa-se na zona tropical subequatorial.
  • Os índices de pluviosidade determinam grandes diferenças de paisagens naturais, às vezes dentro de um só país, como acontece no Brasil – das estepes semi-áridas do Nordeste à selva amazónica – e em Angola – da floresta do Mayombe ao deserto de Namibe e às savanas inundáveis do Zambeze, por exemplo.