Projeto CCB
 
     
  

O projeto de reflorestamento sustentável Peñablanca nas Filipinas

As Filipinas são um dos “hotspots” de biodiversidade dos mais ameaçados do mundo. De fato, os modo de subsistência limitada das comunidades marginalizadas forçaram o uso não-sustentável da floresta e de seus recursos. O resultado é uma fragmentação das áreas florestais que ameaça as espécies endêmicas de plantas e animais, já em perigo, e a integridade das bacias hidrográficas.

Para inverter esta tendência, Conservation International (CI) iniciou projetos de conservação na Paisagem Protegida de Peñablanca (Peñablanca Protected Landscape and Seascape - PPLS), uma área protegida no coração das montanhas da Sierra Madre, em parceria com ONGs locais, o Departamento de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e do Governo Local de Peñablanca.

O objetivo do projeto é melhorar a qualidade de vida das comunidades locais e reduzir a sua dependência face à utilização insustentável dos recursos naturais. Para fazer isso, ele promove a restauração de florestas, conservação da floresta e da biodiversidade, e promove formas alternativas de subsistência por meio de reflorestamento, do plantio de árvores, e de sistemas agroflorestais.

O projeto de reflorestamento sustentável Peñablanca se destina a fornecer benefícios múltiplos para a comunidade e o meio ambiente. Para garantir o sucesso destes objectivos, o projeto foi montado com base no padrão CCB (Clima, Comunidade e Biodiversidade).

Os impactos positivos do projeto sobre o clima foram analisados ​​a partir dos documentos do projeto e foram comparados com ros esultados de EX-ACT.

Resultado

 

Projecto resultado
(t eq-CO2)

Resultado com EX-ACT
(t eq-CO2)

Pegada de carbono

- 366 524

- 383 797  

  
Footer