Projetos do Biocarbon Fund
 
   
 

Quatro projetos do Fundo BioCarbon

A comparação entre os resultados da ferramenta EX-ACT e as outras ferramentas de análise de carbono foi realizada no contexto de projetos tipo MDL. O objetivo foi verificar a adequação do uso de EX-ACT neste tipo de abordagem, assumindo que a ferramenta poderia ser utilizada para avaliar as diferentes opções de um projeto mais rapidamente.

Quatro projetos seguintes foram testados:
- Proposta de plantio de Acacia senegalensis no Mali :O projeto pretende reflorestar quase 6.000 hectares de Acacia senegalensis, uma espécie endémica do Sahel Africano inteiro, na região norte de Nara. O projeto também irá reintroduzir cultivo por meio da consórcios com amendoim e grão de bico. Essas atividades irão lutar contra o desaparecimento das florestas naturais secas do país, perda causada por retiradas excessivas de madeira para atender a crescente demanda por lenha, e desmatamento para aumentar a área de pastagem. Este desmatamento afetou particularmente a espécies Acacia senegalensis .


- Projeto de Reflorestamento na região de Himachal Pradesh, na Índia :o objectivo é restaurar áreas degradadas e torná-los férteis novamente, melhorando a gestão sustentável da bacia hidrográfica, os meios de subsistência das populações locais e o sequestro de carbono. Reflorestamento e florestamento serão realizadas para restaurar os corredores de florestas naturais incluídos na área mais ampla do projeto MHWP (Mid Himalaya Watershed Project).


- Favoreser a regeneração natural no projeto Humbo na Etiópia :a atividade principal deste projeto é recolocar as florestas nativas de alta biodiversidade e apoiar a renda da população, promovendo a regeneração natural da região Humbo. O objetivo é parar a perda de florestas primárias da Etiópia, um recurso importante para a população local e a biodiversidade, bem como ajudar a reduzir a ameaça às espécies em perigo de desaparescimento, melhorando a conectividade entre fragmentos de floresta.


- Projeto de Conservação do Solo na Moldávia :: o objetivo principal deste projeto é restaurar a produtividade de terras degradadas através do reflorestamento dessas áreas, com espécies locais (4 grupos de espécies, incluindo carvalho e pinheiro)

   
Footer

Mali

Índia

Etiópia

Moldávia

1a ferramenta utilizada

TARAM

TARAM

TARAM

CO2fix

Périodo de análise

30 years

20 years

30 years

20 years

Resultado com a 1a ferramenta (eq-CO2)

1.4 MT

3.9 MT

880,295.9 t

3,970,839 t

Resultado com EX-ACT (in eq-CO2)

1.459 MT

4.19 MT

869,377 t

3,922,666 t