Página Precedente Índice Página Seguinte


RUBRICA TECNOLÓGICA DE HORTICULTURA 5: MELHORAMENTO DO SOLO


O solo deve ter todos os elementos nutritivos necessários e uma humidade adequada para permitir o correcto crescimento e desenvolvimento das plantas. A estrutura do solo deve permitir a penetração do ar e da água, de modo a que o sistema radicular da planta se possa desenvolver. Sem um bom sistema radicular, as plantas não podem retirar eficazmente os nutrientes do solo. A estrutura do solo deve também permitir a eliminação do excesso de água.

O SOLO É UM SISTEMA VIVO

A maior parte dos nutrientes vegetais são reciclados de modo natural; vão do solo para as raízes, depois voltam ao solo através das folhas caídas, das plantas mortas e dos resíduos das colheitas. Os vermes da terra, os insectos e organismos minúsculos alimentam-se dos restos vegetais e transformam-nos em húmus, que dá à camada arável a sua cor escura e lhe confere uma boa estrutura.

FIGURA 1
A camada arável constitui a melhor parte do solo

OS DIFERENTES TIPOS DE SOLO

Certos solos, como as planícies fluviais e os solos vulcânicos, são naturalmente férteis, enquanto outros são estéreis por natureza. Os solos podem perder os seus nutrientes vegetais (húmus) por várias razões: desarborização e exposição do solo à chuva e ao vento, cultivo contínuo sem restauração dos nutrientes vegetais ou sem fertilização, queimadas demasiado frequentes. O subsolo, que contem pouco húmus, não é fértil. O Quadro 1 apresenta algumas das características dos solos.

QUADRO 1
Tipos de solos mais comuns e tratamentos

Tipo de solo

Caracteísticas

Métodos de melhoramento

Arenoso

· Estrutura pobre
· Fertilidade pobre
· Não retém a água

· Juntar regularmente matérias orgânicas e fertilizantes
· Utilizar adubo verde
· Juntar solo das térmitas
· Praticar o mínimo de lavoura

Limoso (Lamacento)

· Estrutura pobre

· Juntar matéria orgânica grosseiras

Argiloso

· Endurece secando

· Retém demasiada água

· Juntar matérias orgânicas, composto e gesso*

Subsolo ácido

· A camada de subsolo é tóxica para algumas plantas

· Cultivar plantas com raízes pouco profundas (legumes)
· Aplicar calcário em pó (depois dos resultados da análise do solo) e estrume

Areno-limoso

· Mistura de areia, sedimento e argila

· Manter a fertilidade do solo, aplicando periodicamente fertilizante e composto

* Se o solo for mantido em boas condições, isto é, protegido e «alimentado» com os nutrientes de que as plantas necessitam, a horta pode ser cultivada durante todo o ano e por muitos anos.

Para ter boas colheitas, um agricultor deve melhorar a fertilidade e a estrutura do solo. O trabalho da terra, como por exemplo a cava, melhora a estrutura do solo e reduz a perda de água por evaporação. A rotação entre as culturas de raízes profundas e as de raízes superficiais, ou entre as que têm grandes necessidades de nutrientes vegetais e as de necessidades reduzidas, ajuda a manter a fertilidade e a estrutura do solo.

A NUTRIÇÃO DAS PLANTAS

As culturas só crescem bem se o solo contiver elementos nutritivos, água e ar. O Quadro 2 explica como reconhecer se uma planta tem falta de nutrientes e que acções levar a cabo para remediar essa falta.

SABER GERIR A FERTILIDADE DO SOLO

Se tratado apropriadamente, um solo pobre pode tornar-se produtivo. O estrume e o composto podem melhorar a estrutura do solo, enquanto os fertilizantes químicos são necessários para aumentar a produção. Os horticultores devem aplicar estes nutrientes no solo imediatamente antes da plantação e continuar a sua aplicação regularmente, à medida que as culturas crescerem. O melhor método é misturar o composto com o solo, as matérias orgânicas, o estrume ou o fertilizante químico, imediatamente antes da plantação, e depois aplicar um pouco desta mistura junto do pé das plantas, mais ou menos de 15 em 15 dias, até à colheita.

QUADRO 2
Sinais de insuficiência de nutrientes nas plantas e medidas a tomar

Nutriente

Funções

Sinais

Medidas a tomar

Azoto (N)

· Crescimento das folhas e dos caules

· Dá cor verde e resistência contra parasitas / doenças

· Folhas verde claro ou amarelo

· Mau crescimento

· Queda das folhas

· Problemas com parasitas

· Aplicar composto, fertilizante verde, estrume ou fertilizante químico*

Fósforo (P)

· Maturação das sementes e dos frutos

· Formação das raízes

· Resistência à seca

· Atraso no crescimento

· Má formação dos rebentos laterais e das flores

· Doenças

· Aplicar estrume de aves de capoeira, cinzas de lenha, farinha de osso, fertilizante químico**

Potássio (K)

· Raízes e caules resistentes

· Sementes e frutos ricos em lípidos

· Favorece a circulação dos nutrientes através da planta

· Folhas enroladas e enrugadas ou queimadas

· Amadurecimento irregular, sobretudo dos frutos

· Mau crescimento

· Aplicar cinzas de lenha, estrume, composto, caules de maçarocas de milho e folhas ou caules de bananeira trituradas, fertilizante químico***

* Fertilizante local rico em azoto
** Fertilizante local rico em fósforo
*** Fertilizante local rico em potássio

Fertilizantes

A maneira mais rápida de introduzir no solo os elementos nutritivos é utilizar fertilizantes químicos ou minerais que contenham um ou mais dos três nutrientes químicos de que as plantas necessitam (ver o Quadro 2). Como os fertilizantes podem ser arrastados pela água, não devem ser aplicados demasiado tempo antes da plantação. São caros, mas um punhado é suficiente para cada 4 m2, uma vez que são muito concentrados. Nunca ponha muito fertilizante junto a uma planta, pois pode queimar as raízes ou o caule da planta. Em vez disso, espalhe-o e misture-o levemente à superfície do solo. Uma má utilização dos fertilizantes químicos pode ter más consequências para as pessoas. A Rubrica Tecnológica de Horticultura 10, "Protecção segura e eficaz das culturas", dá informação sobre as técnicas correctas de aplicação.

Composto

O composto é fácil de fazer e é barato. Só é necessário tempo, espaço na horta e materiais como estrume, restos da cozinha, folhas e erva.

Um horticultor que não sabe exactamente o que utilizar deve consultar o agente local de divulgação agrícola. A Rubrica Tecnológica de Horticultura 6, "Técnicas especiais para melhorar a gestão do solo e da água", explica como fabricar composto, fertilizante verde e folhagem seca de protecção.


Página Precedente Alto da página Página Seguinte