Página Precedente Índice Página Seguinte


RUBRICA TECNOLÓGICA DE HORTICULTURA 9: PLANTAS DE COBERTURA


As plantas rasteiras, como a batata-doce, o melão, a abóbora, o feijão ou as ervilhas, podem ser utilizadas como plantas de cobertura. Do mesmo modo, um grande número de legumes também cobre o chão quando cresce, desde que as sementes tenham sido bem espalhadas (ver a Figura 1). As culturas de cobertura ajudam a evitar que o solo seja levado pelas águas da chuva. A erosão da camada de húmus e da camada arável de uma horta reduz consideravelmente o crescimento das culturas e a rendibilidade da colheita.

As plantas de cobertura permitem igualmente lutar contra as ervas daninhas da horta. Ao contrário da protecção com folhagem seca (ver a Rubrica Tecnológica de Horticultura 6, "Técnicas especiais para melhorar a gestão do solo e da água"), que se usa principalmente para a retenção da humidade e para impedir o crescimento de ervas daninhas, a cobertura tem múltiplas funções. A cultura de plantas de cobertura permite igualmente controlar a erosão do solo, melhorando a sua estrutura e fertilidade.

PAPEL DAS PLANTAS DE COBERTURA

As plantas de cobertura, como as plantas rasteiras, fornecem sombra ao solo, protegendo-o dos efeitos da chuva e do vento ou da passagem dos animais e das pessoas. Um tapete denso de coberturas funciona como uma forte competição para quaisquer sementes de erva daninha.

FIGURA 1
Utilização de legumes como plantas de cobertura

OS DIFERENTES TIPOS DE PLANTAS DE COBERTURA

Certas plantas alimentares podem ser usadas como cobertura (ver o Quadro 1). A cultura múltipla, que consiste em cultivar em conjunto diferentes plantas alimentares, é também um bom método de cobertura do solo. Ver a Rubrica Tecnológica de Horticultura 12.

As leguminosas não alimentares podem igualmente ser cultivadas como plantas de cobertura e, mais tarde, utilizadas como adubo verde para melhorar a fertilidade do solo. As plantas de cobertura ocupam o espaço livre entre as plantas mais altas, o que permite aumentar a área disponível para a produção alimentar e o uso pleno da terra disponível. A Figura 2 mostra como as culturas de cobertura podem ser feitas entre as culturas arbustivas.

QUADRO 1
Plantas de cobertura

Culturas

Instalação e cuidados

Plantas alimentares


Feijão-nhemba
Batata-doce

Adicionar composto para estimular o crescimento de plantas alimentares de cobertura

Abóbora, pepino e melão

A maioria destas plantas pode ser cultivada em associação com outras plantas alimentares

Outras plantas


Pueraria sp.
Vétiver

Arrancar um molho de ervas e dividi-lo em molhos pequenos que incluam raízes e folhas. Plantá-los com intervalos de cerca de 30 cm de distância uns dos outros (maior proximidade para ervas pequenas, como por exemplo o cânhamo)

Calopogonium mucunoides
Centrosema sp.
Mucuna sp.
(duração: 4-7 meses)
Stylosanthes guianensis

Espalhar as sementes de leguminosas ou enterrá-las a uma profundidade de cerca 2 cm, com intervalos de 30-50 cm. Por vezes é necessário escarificar as sementes duras e secas (isto é, fazer uma incisão na pele) antes de serem plantadas

COMO INSTALAR UMA CULTURA DE COBERTURA

Para permitir o crescimento de culturas alimentares de cobertura, tais como batata-doce e abóbora, o solo deve ser trabalhado e misturado com composto. Deve-se mondar as ervas uma ou duas vezes no primeiro mês, até a cultura estar bem enraizada.

Batata-doce. Utilize podas de 12 a 20 cm de comprimento (de preferência já enraizadas) e plante-as direitas ou inclinadas, enterrando-as a cerca de 10 cm de profundidade. Pode igualmente plantar-se um tubérculo que já tenha rebentos.

As podas de batata-doce com cerca de 30 cm de comprimento (com a raiz) ou o topo dos tubérculos (com os rebentos), devem ser plantados com cerca de 30 cm de intervalo. É melhor plantar batata-doce em fiadas, colocando composto em cada fiada antes de plantar para ajudar os tubérculos a crescer.

FIGURA 2
Culturas de cobertura entre as árvores

Abóbora, pepino e melão. Cave covas para plantação com 1 m de intervalo. Pegue no solo removido e misture-o com dois punhados de composto; recoloque a mistura na cova, e depois plante duas a três sementes em cada uma. Enterre as sementes de abóbora a cerca de 4 cm de profundidade e as de pepino e de melão a cerca de 2 cm.

Leguminosas. As culturas de cobertura, tais como o feijão-nhemba, não precisam de ser sachadas e podem sobreviver sem composto em solos suficientemente férteis. O agente de divulgação agrícola da região pode indicar onde encontrar material de plantação e fornecer conselhos sobre como tratar as sementes.

FIGURA 3
Plantação de podas de batata-doce


Página Precedente Alto da página Página Seguinte