Página Precedente Índice Página Seguinte


RUBRICA TECNOLÓGICA DE HORTICULTURA 14: CULTURA DE ÁRVORES DE FRUTO E DE FRUTOS SECOS


AS VANTAGENS DAS ÁRVORES DE FRUTO E DAS ÁRVORES DE FRUTOS SECOS

As árvores de fruto e de frutos secos têm um interesse especial na horta porque, ao contrário dos legumes, produzem durante muitos anos. Os frutos e as nozes são boas fontes de vitaminas, de sais minerais, de proteínas e de gorduras e óleos, e constituem merendas perfeitas para as crianças. As árvores fornecem sombra e madeira, servem de tutores para as plantas trepadeiras como o inhame, a pimenteira e o maracujá. Escolher variedades de árvores que produzam em diferentes estações, permite ter frutos ao longo de todo o ano.

QUADRO 1
Árvores sugeridas: frutos, frutos secos e especiarias

Designação comum

Designação científica

Abacateiro

Persea americana Mill.

Ananás

Ananas comosus Merr.

Anona branca

Annona reticulata, A. squamosa L.

Banana

Musa acuminata

Banana-pão

Musa spp.

Cajueiro

Anacardium occidentale L.

Cacaueiro

Theobroma cacao L.

Cafézeiro

Coffea arabica, C. robusta

Citrinos (diversas espécies)

Citrus spp.

Coqueiro

Cocos nucifera L.

Fruta-pão

Artocarpus altilis (Parkins.) Fosb.

Goiabeira

Psidium guajava L.

Jaqueira

Artocarpus heterophyllus Lam.

Mangueira

Mangifera indica L.

Maracujá

Passiflora edulis Deg.

Papaieira

Carica papaya L.

Tamarindeira

Tamarindus indica L.

Algumas árvores de fruto, uma vez formadas, não necessitam de muita água (por exemplo, a mangueira ou a goiabeira) e podem adaptar-se bem em regiões de fraca pluviosidade. Estas árvores têm grandes raízes que lhes permitem captar a humidade do solo a um nível mais profundo do que culturas de raízes superficiais como o feijão-nhemba, o tomate e os legumes de folha. Os frutos amadurecem em épocas diferentes, conforme as condições climáticas da região. Em diversas regiões de África, as papaias e as laranjas amadurecem durante a estação seca, e as mangas e as goiabas durante a estação das chuvas, enquanto outros frutos, como as bananas, estão disponíveis ao longo de todo o ano.

ONDE PLANTAR ÁRVORES DE FRUTO E DE FRUTOS SECOS

A escolha do local para plantar as árvores é extremamente importante porque todas as plantas crescem melhor quando as condições são as adequadas. A localização das árvores também afecta as condições de produção de outras culturas da horta, em particular daquelas que se encontram entre as árvores. As árvores ocupam geralmente o meio e a parte alta de uma horta, pois a maior parte delas tem necessidade de muito sol. As culturas alimentares podem ser plantadas por baixo ou entre as árvores de fruto, de modo a rendibilizar a produção da horta. Ver também a Rubrica Tecnológica de Horticultura 13, "Cultura em diferentes níveis".

As árvores podem crescer em diferentes tipos de solos, uma vez que são capazes de encontrar nutrientes e água em profundidade. A maior parte das árvores de fruto, à excepção da bananeira, não toleram terras húmidas. Quando uma terra é húmida, é preciso cavar regos e utilizar a terra retirada para fazer taludes entre os regos. Plante árvores de fruto, como por exemplo citrinos, sobre estes taludes.

De preferência, as árvores de fruto devem plantar-se longe dos edifícios, para deixar espaço suficiente para o crescimento e desenvolvimento das raízes e evitar estragos nas fundações. Se a horta se situar dentro da quinta, as árvores, sobretudo as que perdem muita folha, devem ser plantadas longe da casa de habitação.

FIGURA 1
Protecção das árvores jovens

As árvores jovens crescem rapidamente se forem protegidas dos ventos fortes ou dos ventos marítimos carregados de sal. Vento em excesso pode fazer cair a flor ou os frutos das árvores, como da mangueira ou dos citrinos. A casca tenra do tronco das árvores deve ser protegida dos roedores, que se podem alimentar dela. Fiadas de árvores, como o tamarindo ou o coqueiro, protegem as árvores de fruto e fazem sombra às culturas. Utilize folhas de palmeira ou de coqueiro, canas ou erva para proteger as árvores pequenas.

FACTORES A TER EM CONTA NA SELECÇÃO DAS ÁRVORES

Ao seleccionar as árvores jovens ou as variedades de árvores de fruto enxertadas para uma horta, preste atenção às características da árvore mãe. Ao comprar árvores num viveiro, escolha sempre árvores com aspecto saudável e com raízes muito direitas. Outros factores a ter em conta são:

MULTIPLICAÇÃO DAS ÁRVORES

A multiplicação de árvores de fruto e de frutos secos requer competências e experiência adequadas, e é melhor deixá-la nas mãos de agricultores que têm viveiros de árvores de fruto. É importante estudar as características de cada variedade de árvore. Certas plantas jovens podem ser produzidas no viveiro da horta, mas poderá ser mais fácil comprar certos tipos de árvores num viveiro comercial. É menos arriscado e poupa-se tempo se comprarmos as plantas em vez de as produzirmos. Para mais informação ver a Rubrica Tecnológica de Horticultura 16, "Técnicas de multiplicação das plantas". As melhores árvores a comprar são as que foram cuidadosamente seleccionadas e enxertadas, o que quer dizer que são idênticas à planta mãe. O agente local de divulgação agrícola pode aconselhar os horticultores sobre o tipo de plântulas de árvore que podem ser produzidas numa determinada horta.

PREPARAÇÃO DA TERRA E PLANTAÇÃO

É preciso ter um cuidado especial na plantação de árvores enxertadas ou de plantas jovens para que elas peguem bem. Como para qualquer outra cultura, a terra deve ser cuidadosamente preparada antes da plantação. Quando são transplantadas para o seu lugar definitivo, as plantas jovens de árvores ou o material de plantação criados num viveiro terão já um sistema radicular suficientemente desenvolvido. É importante perturbar o menos possível o conjunto das raízes durante a plantação, e certificar-se de que a cova é suficientemente grande para receber a planta. As raízes das árvores não devem nunca ser deixadas expostas à luz solar, uma vez que podem secar. O tamanho da cova para plantar

dependerá do tipo e do tamanho da planta e das suas características, bem como da qualidade do solo.

Abertura da cova

Ao escavar a cova da planta, é importante separar a camada arável do subsolo. A profundidade da cova deve ser sensivelmente o dobro do comprimento das raízes da planta. Antes da plantação, a cova deve ser deixada em aberto durante 1 ou 2 meses a fim de permitir a entrada do ar nas camadas inferiores do solo.

Plantação

Depois de aberta a cova, misture uma boa quantidade de composto ou de estrume com a camada superficial do solo e uma pequena porção de subsolo. A mistura deve ser suficiente para encher a cova. Deite uma pequena parte da mistura solo/composto na cova, enchendo-a até cerca de 3/4. Enquanto outra pessoa segura a planta na cova, atendendo a que o nível do solo fique acima da zona da raiz, adicione à cova mais mistura solo/composto e carregue com firmeza à volta das raízes. Se a região for geralmente húmida, dê um acabamento à cova de modo a deixar a água afastada do tronco. Se, pelo contrário, a região for seca, faça uma caldeira à volta da árvore. Regue a planta imediatamente após a plantação. A Figura 2 mostra como deve ser o aspecto de uma cova de plantação em condições húmidas e em condições secas.

FIGURA 2
Plantação de uma árvore em terra húmida ou em terra seca

Espaçamento

As árvores devem ficar espaçadas de modo a evitar que disputem a água e os nutrientes, e impedir que façam demasiada sombra. O espaço deixado entre as árvores deve ser suficiente para permitir o seu desenvolvimento e limitar a competição entre as plantas. Por exemplo, como os ramos de uma laranjeira ou de um limoeiro se estendem aproximadamente 1,5 m de uma extremidade à outra, é preciso deixar um espaço de pelo menos 1,5 m entre cada árvore (ver Figura 3). Diversas árvores de fruto desenvolvem raízes de alimento à superfície do solo que competem com outras culturas. Assim, se quisermos cultivar o solo debaixo das árvores, é preciso plantá-las suficientemente longe umas das outras.

O espaçamento correcto varia de árvore para árvore. As plantas que têm pouca folhagem (por exemplo a papaieira) precisam de cerca de 2 a 4 m de distância entre elas, enquanto as que têm mais folhagem como, por exemplo, certas variedades de mangueira, necessitam até 10 m. Até que as árvores de fruto ou de frutos secos atinjam o tamanho adulto, outras culturas alimentares podem ser plantadas nos intervalos deixados entre elas.

FIGURA 3
Espaçamento das árvores

LUTA CONTRA PRAGAS E DOENÇAS

As árvores de fruto estão melhor preparadas para resistir a pragas e doenças quando são plantadas em condições adequadas, no que se refere à exposição ao sol ou à sombra, à rega ou drenagem, à protecção e ao tipo de solo. Muitos problemas podem ser evitados se uma boa higiene for respeitada. Plante somente árvores saudáveis; retire e transforme em composto os frutos caídos ou estragados; pode os ramos mortos e não traga para a horta terra de plantas infectadas. Para mais informação, ver a Rubrica Tecnológica de Horticultura 10, "Protecção segura e eficaz das culturas".

A CULTURA DAS ÁRVORES

Tal como as outras plantas ou os animais, as árvores de fruto crescem melhor e produzem mais se forem bem tratadas.

A poda

Algumas árvores, como por exemplo a mangueira e os citrinos, crescem melhor se forem podadas de uma certa maneira. Logo no momento da plantação escolha um ramo direito e forte que se tornará no futuro tronco da árvore. À medida que a árvore cresce, pode cuidadosamente os ramos que estiverem demasiado próximos ou que se toquem. Este procedimento permite que o ar e a luz circulem, reduz o risco de doença e pode melhorar a frutificação. Pode os ramos fracos ou demasiado baixos; se os frutos estiverem muito próximos do solo, os animais podem comê-los e as doenças do solo contaminá-los. Retire os ramos mortos, sobre os quais podem viver organismos nocivos. Pode aplicar um pouco de cinza no lugar onde os ramos foram cortados para sarar o corte.

FIGURA 4
Poda de uma árvore

A fertilização

A aplicação de composto ou de fertilizante é benéfica para as árvores, particularmente na plantação. De um modo geral, é necessário aplicar uma pequena quantidade de fertilizante NPK ou 2 kg de um bom composto no momento da plantação, renovando depois a aplicação de 4 em 4 meses. Aplique o fertilizante ou o composto antes (e não durante) a floração da árvore e, de novo, quando os frutos estiverem meio maduros. Coloque materiais orgânicos ou palha debaixo das árvores para lhes fornecer nutrientes, reduzir a concorrência das ervas daninhas e manter a humidade do solo.

A rega

As árvores de fruto jovens são sensíveis à seca e precisam de ser regadas diariamente, durante a estação seca; devem ser regadas todos os dias durante a estação seca, no primeiro ou nos dois primeiros anos. Depois, as árvores resistem melhor e podem dispensar a rega suplementar. As árvores de fruto, como a papaieira, beneficiam com a rega diária durante toda a vida. Contudo, nem todas as árvores necessitam de água suplementar.


Página Precedente Alto da página Página Seguinte