O Fundo Fiduciário de Solidariedade Africana (ASTF, na sigla em inglês) é um fundo inovador, liderado por países africanos, destinado a apoiar iniciativas locais de desenvolvimento. Seu principal objetivo é fortalecer a segurança alimentar em todo o continente, ajudando os países e suas organizações regionais a erradicar a fome e a desnutrição, eliminar a pobreza rural e manejar os recursos naturais de maneira sustentável.
Para a nova fase do ASTF, com ampliação das parcerias, o fundo, agora dotado de novos recursos, vem buscando ampliar seu alcance, tanto em termos de volume como de escala do impacto, por meio de três componentes principais. Leai mais...
Fatos principais
Destaques do campo
O Fundo Fiduciário de Solidaridade Africana já financiou 18 projetos em 41 países.
Guiné, Libéria, Serra Leoa
Mais de 4 mil famílias de agricultores nas comunidades afetadas pelo vírus do Ébola dobraram o preço e o volume da sua produção agrícola.
Malaui, Mali
2.606 famílias de agricultores e mais de 1.200 mulheres e jovens foram empoderados para participar de forma efetiva nas atividades de produção e comercialização de alimentos.
Etiópia
12 mil pequenos produtores rurais, incluindo mulheres e jovens, aumentaram sua renda graças a um melhor acesso aos insumos.
Níger
160 mil agregados familiares vulneráveis melhoraram sua produtividade agrícola e sua segurança alimentar graças à distribuição de insumos de boa qualidade e aos investimentos.
Burundi, Quénia, Ruanda, Uganda
Mais de 1.500 jovens de ambos os sexos melhoraram sua renda e seu acesso à alimentação através da criação de empregos aceitáveis e do aumento da capacidade produtiva.
Congo, Gâmbia, Suazilândia
Mais de + 1.000 Mais de 1.000 mulheres (incluindo membros dos Clubes Dimitra) foram empoderadas graças á formação em comercialização e desenvolvimento da cadeia de valor, assim como acesso a serviços financeiros e de crédito.
Sudão do Sul
200 mil famílias em áreas afetadas por conflitos aumentaram sua ingestão nutricional e 19 mil famílias protegeram sua subsistência por meio de campanhas de vacinação realizadas em todo o país.
África do Sul
Mais de 4.500 peritos da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral aumentaram sua capacidade de combater pragas e doenças transfronteiriças.