Escritório Regional da FAO para a América Latina e o Caribe

Festival Latino-americano de Juventudes Rurais

Sessão virtual.
09-11-21

Troca 8:Jovens rurais e acesso a serviços
terça-feira 9 de novembro de 2021 -15:00 hrs.  🇨🇱 🇦🇷 🇧🇷 |12:00 🇨🇷 | 13:00 🇵🇦 🇲🇽 🇨🇴 🇵🇪

Um dos maiores desafios para desbloquear o potencial de desenvolvimento das áreas rurais e reduzir as lacunas sociais e econômicas é proporcionar acesso a serviços de qualidade, o que está diretamente relacionado à criação de condições para o empoderamento e autonomia econômica das juventudes rurais.

As mulheres, os jovens e os povos indígenas enfrentam constantemente condições adversas em termos de acesso equitativo à terra, aos recursos, à educação, à saúde, à cultura e às oportunidades de participar nos processos de desenvolvimento. Portanto, avançar uma agenda de inclusão econômica das juventudes rurais inclui garantir seu acesso a serviços de qualidade através do fortalecimento das instituições nos territórios; uma discussão que deve ir de mãos dadas com seu potencial inovador e talentos para fornecer serviços que lhes permitam incorporar práticas de produção sustentável e produzir mudanças em direção a uma nova governança dos sistemas alimentares.

O oitavo intercâmbio do Festival Latino-americano das juventudes rurais trará algumas das experiências e iniciativas que estão sendo desenvolvidas pelos jovens e instituições públicas da região e que visam facilitar o acesso dos jovens aos serviços, assim como capacitá-los como prestadores de serviços inovadores e transformadores.

O evento será realizado em espanhol e português e poderá ser acompanhado exclusivamente on-line.

Não é necessário registro prévio.

Um certificado de participação será concedido no final do evento. Apenas neste momento, você poderá fazer o download clicando aqui.

Se você tiver alguma dúvida, não hesite em entrar em contato conosco pelo e-mail [email protected]

Agenda de trabalho

O Festival está organizado em torno de três eixos temáticos sob os quais serão organizados diálogos específicos para identificar as principais contribuições e prioridades da juventude da região, permitindo e construindo recomendações entre os jovens, as autoridades e os principais parceiros para cada uma das questões.

Eixo 1: Institucionalidade e Juventude: os jovens como agentes de transformação

Os intercâmbios temáticos organizados sob este eixo serão:

Estruturas institucionais para jovens:

O objetivo do intercâmbio é realizar uma revisão crítica das práticas institucionais e expor a importância de possibilitar e facilitar a inclusão da juventude rural na construção de políticas públicas, incluindo mecanismos de governança que garantam o acesso integral da juventude rural aos programas. projectos de investimento no desenvolvimento rural.

No contexto atual, a inclusão da juventude no ciclo de formulação de políticas, programas e projetos é essencial para garantir a sustentabilidade e os impactos que contribuem para a transformação sustentável da agricultura, dos sistemas agroalimentares e da economia rural como um todo. do nível territorial ao nível regional.

Na ocasião teremos experiências do Uruguai e da Costa Rica e com a participação de representantes do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), da Reunião Especializada da Agricultura Familiar do Mercosul (REAF-MERCOSUL), da Corporação PROCASUL e do Conselho de Ministros da Agricultura (CAC) do Sistema de Integração Centro-Americana (SICA).

Eixo 2: Empoderamento e Autonomia Econômica da Juventude

Os intercâmbios temáticos organizados sob este eixo serão:

- Promoção do Emprego Juvenil e Juventude Empreendedora;

- O papel dos serviços no desenvolvimento das experiências juvenis;

- Juventude e digitalização: a inovação tecnológica como motor de sua inclusão

Eixo 3: Agenda Ambiental e Climática

Os intercâmbios temáticos organizados sob este eixo serão:

- Acesso e gestão de recursos naturais por jovens

- Juventudes e Práticas Sustentáveis ​​de Produção e Inclusão

Fotografias de jovens rurais em ação na América Latina e no Caribe

Juventudes Rurales en América Latina y el Caribe

Organizar