Escritório Regional da FAO para a América Latina e o Caribe

Dia internacional da mulher: Campanha regional pelo empoderamento das mulheres rurais rumo ao desenvolvimento sustentável

Santiago, Chile.
08-03-17

Lanzamiento campaña "MujeresRurales, mujeres con derechos"

Antecedentes

A campanha faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e baseia-se nas reflexões da Conferência da Mulher Rural da América Latina e Caribe (Brasília, 2014) e da XIII Conferência Regional da Mulher (Montevidéu, 2016), bem como na experiência de duas campanhas realizadas anteriormente pelo empoderamento das mulheres rurais e suas comunidades.

Objetivos

  1. Visibilizar nas redes sociais a situação atual das mulheres rurais na América Latina e Caribe, assim como seus direitos e potencialidades para o cumprimento dos ODS.

  2. Intercambiar e difundir experiências, políticas, inovações, estratégias e ações orientadas ao fortalecimento do papel das mulheres rurais.

  3. Combinar esforços entre organizações nacionais e internacionais, organismos de governo, espaços inter-regionais de diálogo de políticas e sociedad civil que atuam com o empoderamento das mulheres rurais.

  4. Tornar a informação gerada acessível às organizações que trabalham diretamente com as mulheres rurais.
  5. Gerar um mecanismo de expressão e posicionamento para dar voz às mulheres rurais e suas comunidades.

Conteúdos

A Campanha, que tem como referência os ODS, contribuirá para visibilizar experiências, políticas, inovações, estratégias e dados estatísticos que mostrem avanços, desafios e oportunidades para a participação das mulheres rurais em prol do desenvolvimento sustentável.

Para facilitar a participação de todas instâncias comprometidas com a temática, a Campanha disponibilizará um kit de materiais que possibilitará fazer adaptações à realidade de cada país.

Os conteúdos da Campanha poderão ser difundidos em meios digitais e redes sociais (Twitter, Facebook, Instagram, Flickr), pela rede de colaboradores das instituições organizadoras e por meio de qualquer organização comprometida com o tema.

A campanha está hospedada na página web da UCAR sobre Mujeres Rurales.

Atividades

A Campanha tem início em março e término previsto para novembro de 2017, e concentrará seus esforços em três marcos comemorativos:

  • 8 de março
    Día Internacional da Mulher – Lançamento 

  • 15 de outubro
    Día Internacional das Mulheres Rurais – Ativismo nas redes sociais

  • 25 de novembro
    Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher – Adesão à campanha global

Adicionalmente, entre abril e agosto, serão realizados concursos de fotografias, ilustrações (digital, desenho, colagem, etc.) e relatos de vida, os quais serão dirigidos às mulheres rurais e instituições relacionadas com o empoderamento do meio rural. As imagens e histórias vencedoras serão expostas e premiadas na II Conferência Regional de Mulheres Rurais da América Latina y Caribe, que será realizada no Paraguai entre setembro e outubro de 2017. 

A Campanha tem início em março e término previsto para novembro de 2017, e concentrará seus esforços em três marcos comemorativos: 

Mujeres rurales