Escritório Regional da FAO para a América Latina e o Caribe

Cidades que Alimentam o Futuro: Inovações para Sistemas Agroalimentares Urbanos Sustentáveis

Evento Híbrido , 31/10/2025

Transmisao ao vivo
Contexto

Em 2024, a CEPAL estimou que a população da América Latina alcançou 663 milhões de pessoas, dentro de uma tendência global de crescimento demográfico e urbanização. Esse contexto destaca a urgência de analisar e agir diante dos desafios e oportunidades enfrentados pelos sistemas agroalimentares, a fim de garantir o acesso a alimentos saudáveis por meio de processos de produção, distribuição e consumo mais eficientes, resilientes e ambientalmente sustentáveis.

A transformação dos sistemas alimentares ao longo do contínuo urbano–rural é fundamental para enfrentar os desafios da segurança alimentar, da sustentabilidade ambiental e do desenvolvimento inclusivo. Segundo o relatório O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo (SOFI) 2025, em 2024 a fome afetou 5,1% da população da América Latina e do Caribe — o equivalente a 34 milhões de pessoas. Embora esse número represente uma redução em relação a anos anteriores — quando, em 2020, a prevalência da subalimentação atingiu o pico de 6,1% —, a insegurança alimentar moderada ou grave continua sendo um desafio importante. Esses dados evidenciam a necessidade de fortalecer políticas e estratégias que garantam dietas saudáveis e sustentáveis, abordando as desigualdades no acesso aos alimentos e as dinâmicas territoriais que influenciam sua produção, distribuição, consumo e pós-consumo.

Diante desse cenário, é essencial promover inovações nos sistemas agroalimentares que levem a uma produção mais sustentável, incorporando tecnologias eficientes e práticas como a agroecologia e a agricultura regenerativa. Também é necessário avançar na modernização dos canais tradicionais de comercialização e distribuição de alimentos, integrando abordagens de economia circular, eficiência logística e digitalização. Além disso, é fundamental fomentar iniciativas voltadas à educação alimentar, ao acesso efetivo a alimentos saudáveis e à agricultura urbana, bem como promover mudanças nos marcos normativos e de governança da agenda alimentar, ampliando a participação cidadã e fortalecendo plataformas e instâncias multissetoriais.

Dia Mundial das Cidades

Em 2014, a Assembleia Geral das Nações Unidas instituiu o dia 31 de outubro como o Dia Mundial das Cidades, com o objetivo de promover o interesse pela urbanização e incentivar a cooperação entre os países para aproveitar as oportunidades e enfrentar os desafios que ela apresenta, além de contribuir para o desenvolvimento urbano sustentável em todo o mundo.

No marco dessa comemoração, o Programa de Cooperação Internacional Brasil–FAO, por meio do projeto regional Sistemas Agroalimentares Urbanos, realizará um webinar regional no dia 31 de outubro, com o objetivo de facilitar o intercâmbio de inovações e experiências bem-sucedidas que estão posicionando a agenda alimentar urbana na América Latina e no Caribe.

Objetivo

Apresentar experiências inovadoras e marcos estratégicos para impulsionar a transformação sustentável dos sistemas agroalimentares urbanos, destacando sua contribuição para a segurança alimentar, a sustentabilidade ambiental e a resiliência dos territórios. O evento também busca dar visibilidade a casos de sucesso nos países com potencial de ampliação na região.

Participantes

O evento é dirigido a autoridades, técnicos(as) e tomadores(as) de decisão de governos locais, subnacionais e nacionais; sociedade civil; universidades; setor privado; e organismos internacionais vinculados às temáticas de sistemas agroalimentares e agenda urbana.

Expositores
  • Patricia Gentil, Diretora do Departamento de Promoção de Alimentação Adequada e Saudável – Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN), Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
  • Cecilia Malaguti do Prado, Coordenadora-Geral de Cooperação Sul–Sul Trilateral da Agência Brasileira de Cooperação – ABC/MRE.
  • João Intini, Oficial de Políticas e Sistemas Alimentares da FAO.
  • Isis Nunez Ferrera, Coordenadora de Sistemas Agroalimentares Urbanos, Divisão de Sistemas Agroalimentares e Segurança Alimentar, FAO.
  • Luiz Carlos Beduschi, Oficial Sênior de Políticas em Desenvolvimento Territorial.  Coordenador Melhor Meio Ambiente e Vida Melhor, FAO.
  • Representante de cidades LUPPA – Osasco, Brasil.
  • Representante do Ministérios da Economia, Fomento e Turismo (MINECON), Chile.
  • Representantes da FAO e ASOFALIPRE; Prefeitura de Manizales, Colômbia.
  • Representante da Rede de Cozinhas Comunitárias de Pachacámac (REDOPA), Peru.
  • Representante da Prefeitura de Curridabat, Costa Rica.
  • Representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
  • Representante do Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (LUPPA).
  • Representante da Rede de Cidades Intermediárias e Sistemas Alimentares (Red CISA).

Notícias de interesse

Del desperdicio a la acción: ciudades de América Latina y el Caribe avanzan hacia la sostenibilidad alimentaria

Municipio de Cerro Navia asume presidencia de la Red de Ciudades Intermedias y Sistemas Alimentarios que convoca ciudades de América Latina

América Latina impulsa iniciativas de ciudades verdes y sostenibles

FAO y gobierno de Brasil promueven diálogo con países acerca de la transformación de los sistemas alimentarios en las ciudades en América Latina y el Caribe

Contact

Ingrid Zabaleta

Coordenadora regional do projeto Sistemas Agroalimentares Urbanos

Escritório Regional da FAO para a América Latina e o Caribe

João Marcelo Intini

Oficial principal de Políticas e Sistemas Alimentares da FAO

Escritório Regional da FAO para a América Latina e o Caribe