Escritório Regional da FAO para a América Latina e o Caribe

Dia Mundial do Algodão 2021 - Comemoração da América Latina e África

O projeto de cooperação sul-sul trilateral +Algodão promove um evento virtual, dia 7 de outubro.

Santiago, 1º de outubro de 2021 - O projeto regional de cooperação sul-sul trilateral +Algodão, promove o webinar Dia Mundial do Algodão 2021: Comemoração da América Latina e da África, dia 7 de outubro, próxima quinta-feira (8h00 - Colômbia, Equador e Peru / 09h00 - Bolívia e Washington / 10h00 - Argentina, Brasil, Chile e Paraguai / 15h00 - Moçambique / 16h00 - Tanzânia). O evento contará com transmissão ao vivo no YouTube UNFAO: aqui

O projeto +Algodão é executado desde 2013 de forma conjunta pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE) e sete países parceiros: Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Haiti, Paraguai e Peru. A iniciativa conta com recursos financeiros do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA). 

A comemoração anual mundial do Dia Mundial do Algodão é uma ocasião para promover a importância dessa cultura, da semente à vestimenta, bem como para impulsionar políticas comerciais sustentáveis ​​e permitir que os países em desenvolvimento se beneficiem desta cadeia produtiva que gera milhões de empregos em todo o mundo. 

+Algodão na América Latina

Por meio do projeto +Algodão são geradas oportunidades de troca de conhecimentos e experiências, promoção do acesso a mercados, promoção de inovações tecnológicas e gestão agrícola, numa perspectiva de sistemas agroalimentares, onde sistemas de produção diversificados contribuem para a alimentação e nutricional segurança das famílias algodoeiras. Além de ser uma oportunidade para negócios inovadores em países parceiros. 

O projeto mobiliza uma rede regional de mais de 80 instituições dos setores público e privado, unindo esforços para tornar a cadeia de valor do algodão mais competitiva e posicionar este setor produtivo na região, contribuindo para melhores condições de vida para as famílias agricultoras. 

Cenário Algodão

O algodão é um produto cultivado em mais de 75 países nos cinco continentes, gerando renda e empregos rurais e, em regiões como a América Latina, significa uma renda vital para as economias das famílias rurais e uma contribuição para a segurança alimentar da agricultura familiar. A cadeia do algodão gera produtos agrícolas, fibras, têxteis e confecções industriais e artesanais, além da utilização de coprodutos como oportunidades de negócios na área de alimentos, saúde, cosméticos, entre outros, impulsionando as economias nacional e regional. 

Segundo o Comitê Internacional do Algodão (ICAC), a expectativa é de um aumento da produção mundial de algodão de 3%, ou seja, de 25 milhões de toneladas para a safra 2021/2022, registrando, também, um aumento na demanda de 12,4%, ou seja, 25,5 milhões de toneladas para 2020/2021. 

O algodão é um recurso estratégico para a agricultura familiar na América Latina devido à geração de renda, empregos e alternativas de subsistência para as famílias. 80% dos produtores de algodão da América Latina e do Caribe são agricultores familiares. No continente africano, na África subsaariana, o algodão é cultivado quase que exclusivamente por agricultores de pequenas propriedades, que dependem do trabalho de familiares.

PROGRAMA

Palavras de abertura 

Sessão I:

Tendências recentes, perspectivas e políticas do mercado mundial de algodão

Reflexões sobre questões-chave para fortalecer o setor regional do algodão na ALC 

Sessão II:

Contribuição das Guildas para o fortalecimento do setor algodoeiro na América Latina e África 

Sessão III:

Contribuições da Cooperação Sul-Sul para o fortalecimento do setor algodoeiro na América Latina e na África 

Sessão IV:

Lançamento do Vídeo Animado. "Algodão: a fibra que une" 

Encerramento oficial do evento