Escritório Regional da FAO para a América Latina e o Caribe

Ano Internacional da Pesca Artesanal e Aquicultura 2022

A Assembleia Geral das Nações Unidas, acolhendo a proposta iniciada pelos países da América Latina e o Caribe, declarou 2022 como o Ano Internacional da Pesca Aquicultura Artesanais (AIPAA 2022). A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) é a agência encarregada de promover atividades relacionadas a este importante marco, em colaboração com outras organizações relevantes e o sistema das Nações Unidas.

A celebração do AIPAA é um importante reconhecimento para milhões de mulheres e homens da pesca artesanal e da aquicultura, e para os trabalhadores do sistema alimentar que fornecem alimentos saudáveis e nutritivos a bilhões de pessoas do mundo todos os dias, contribuindo significativamente para a conquista de um planeta sem fome.

Pesca e Aquicultura na América Latina e no Caribe

Na América Latina e no Caribe, a pesca e a aquicultura artesanais geram mais de 2,6 milhões de empregos diretos e 3 vezes mais empregos indiretos, dos quais quase 90% estão ligados à pesca artesanal. É importante ressaltar que 85% do pescado consumido em alguns países provém da pesca artesanal e para centenas de comunidades, muitas indígenas, o pescado é a principal fonte de proteína animal.

Esta importante contribuição para as economias nacionais e para a segurança alimentar levou mais governos a reconhecer a relevância social da pesca artesanal e da aquicultura. Isso reforçou a necessidade de proteger os recursos pesqueiros e aquícolas, fortalecer as instituições e incorporar esses subsetores nas agendas de desenvolvimento dos territórios rurais.

Objetivos do AIPAA 2022

O objetivo de celebrar o AIPAA 2022 é duplo: (1) o Ano visa chamar a atenção do mundo para o papel dos pescadores de pequena escala, piscicultores e trabalhadores da pesca na segurança alimentar e nutricional, erradicação da pobreza, e (2) promover o desenvolvimento sustentável uso de recursos naturais, aumentando assim a consciência global e a ação para apoiá-los.

A celebração também representa uma oportunidade para aumentar o diálogo entre diferentes partes interessadas e fortalecer a associatividade e o trabalho em redes dentro e entre as organizações de pequenos produtores. Esta oportunidade apoia sua maior visibilidade para garantir que suas vozes sejam ouvidas e que participem da formulação de políticas e tomada de decisões, desde o nível da comunidade local até os fóruns internacionais e globais.

Um dos instrumentos orientadores sobre os direitos das mulheres e dos homens na pesca e na aquicultura são as Diretrizes Voluntárias da FAO para Garantir a sustentabilidade da pesca em Pequena Escala no contexto da segurança alimentar e erradicação da pobreza, que está sendo gradualmente adotada na prática pelos países da região com assistência da FAO.

O AIPAA oferece uma excelente oportunidade para revisar as conquistas relacionadas aos objetivos das Diretrizes e incentivar os Estados a incorporar essas diretrizes às políticas e programas públicos. O fortalecimento da pesca artesanal também contribui para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de 2030, em particular o ODS14b (facilitar o acesso dos pescadores artesanais aos recursos e mercados marinhos).

O Plano de Ação Mundial AIPAA 2022 (AIPAA GAP) é o documento orientador do AIPAA contendo uma série de atividades indicativas distribuídas em 7 pilares principais que foram formulados com base nos desafios mais urgentes e oportunidades relacionadas no contexto do desenvolvimento sustentável.

O Plano de Ação Mundial  (visa gerar um impulso global para acelerar o apoio necessário para trazer a pesca e a aquicultura artesanais para a vanguarda da atenção social e desencadear ações relacionadas em todos os níveis. O Plano de Ação Mundial é uma ferramenta para todos, desenvolvida para inspirar o planejamento e a celebração do Ano.

Comitês sub-regionais na América Latina e no Caribe

O Peru assumiu a presidência do Comitê Diretivo Internacional do AIPAA, enquanto três comitês sub-regionais foram estabelecidos na América Latina e no Caribe para a celebração do AIPAA 2022:

Os três Comitês, sob a coordenação e direção do Comitê Diretivo Internacional e do Secretariado do AIPAA, incluíram uma ampla gama de partes interessadas da pesca e da aquicultura artesanais, desde pescadores, piscicultores e trabalhadores da pesca até representantes governamentais e acadêmicos como membros, que têm de voz e voto, estabelecendo acordos por consenso, solidariedade, responsabilidade ambiental e social e respeito pela diversidade.

Publicações

El Año Internacional de la Pesca y la Acuicultura Artesanales 2022.
Ano Internacional da Pesca e Aquicultura Artesanais 2022
35° Comité de Pesca: El Año Internacional de la Pesca y Acuicultura Artesanales
35° Comitê de Pesca: Ano Internacional da Pesca e Aquicultura Artesanais
Año Internacional de la Pesca y la Acuicultura Artesanales 2022 plan de acción mundial
Ano Internacional da Pesca e Aquicultura Artesanais 2022 - Plano de Ação Global
Diretrizes Voluntárias para Garantir a Pesca de Pequena Escala Sustentável no Contexto da Segurança Alimentar e da Erradicação da Pobreza
Diretrizes voluntárias da FAO para alcançar a sustentabilidade da pesca em pequena escala
FAN, FAO Acuicultura Noticias
FAN, FAO Aquicultura Notícias

Videos

Photo Gallery

Strengthening adaptive capacity in Chilean fisheries and aquaculture sector to climate change Photos International Year of Artisanal Fisheries and Aquaculture 2022 in South America (Peru)