FAO no Brasil

FAO e PNUMA apoiam e-book sobre paisagens verdes urbanas

22/09/2021

Já está disponível para download o e-book Verde Urbano, o primeiro da série Eu, o meio ambiente e você. De escrita e didática leve, o documento tem como público-alvo pessoas que convivem predominantemente nas cidades, sejam crianças, adolescentes, adultos ou idosos, independente do grau de instrução ou nível social. Pessoas que plantam e cuidam de árvores em seus quintais, contemplam a natureza urbana, frequentam parques e praças públicas e zelam pela natureza.

A publicação é lançada em um momento extremamente importante para o planeta, concomitante à Década da Restauração de Ecossistemas (2021-2030), que tem como principal objetivo aumentar os esforços para restaurar ecossistemas degradados. A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) apoiaram a obra, que traz diversos temas relacionados ao ecossistema urbano, como por exemplo, a biodiversidade das cidades, o plantio e manejo de árvores, regulação do clima e ciclo hidrológico, sequestro e estoque de carbono e benefícios à saúde física e mental, além dos aspectos cênicos da ornamentação de ruas e avenidas que hospedam milhares de pessoas em nossas cidades.

Partindo da máxima que para preservar é preciso conhecer, “o saber” sobre os elementos das paisagens verdes urbanas é uma estratégia de fortalecimento da ideia de conservação. Além disso, a popularização da ciência ecológica pode ser um atributo essencial para que políticas ambientais sejam facilmente assimiladas pelos cidadãos brasileiros, especialmente relacionada ao verde urbano, que é a peça-chave na construção de cidades saudáveis, com espaços verdes de qualidade.

Boa leitura!