FAO no Brasil

Declaração do Diretor-Geral da FAO, QU Dongyu, sobre o Dia Mundial da Alimentação 2021

16/10/2021

Excelências, caros colegas e amigos,

O Dia Mundial da Alimentação deste ano nos encontra em um momento crítico. A pandemia de COVID-19 continua sendo um desafio global, causando perdas e sofrimentos incalculáveis. Os impactos da crise climática estão ao nosso redor. As vidas e meios de subsistência de milhões de pessoas estão em turbulência, com sofrimento generalizado devido a muitos desastres naturais e emergências humanitárias. A insegurança alimentar global não é tão grave há anos!

No entanto, durante o ano passado, também testemunhamos a resiliência e a força dentro de cada um de nós. Neste Dia Mundial da Alimentação, prestamos homenagem a todos os nossos Heróis da Alimentação em todo o mundo que continuaram a trabalhar contra todas as probabilidades para garantir que tivéssemos o que comer. Este Dia Mundial da Alimentação também convida todos nós a nos tornarmos Heróis da Alimentação, à medida que começamos a transformar as formas como nossos alimentos são produzidos, processados, armazenados, distribuídos e consumidos.

Um novo momento e uma nova energia estão se formando no sentido de tornar nossos sistemas agroalimentares mais adequados para o seu propósito. No mês passado, o mundo se reuniu na Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU, que propôs ações de acompanhamento para avançar. E a direção é “De Nova York de volta a Roma”!

Portanto, é aqui que a ação está centrada agora –com as agências sediadas em Roma: FAO, FIDA e WFP, juntamente com o PNUMA e outros. Já arregaçamos as mangas para liderar a implementação e conduzir a transformação. Como um seguimento imediato da Cúpula, um Fórum Mundial da Alimentação inovador e extremamente bem-sucedido foi realizado em Roma na primeira semana de outubro, impulsionado pela juventude global. Idealizado e impulsionado pelo Comitê de Juventude da FAO, e organizado em conjunto com as redes de jovens do FIDA e do WFP, reuniu milhares de líderes jovens de todo o mundo e aproveitou a criatividade e a energia de nossas gerações mais jovens.

Os jovens são os que mais estão em jogo, e suas ações e as nossas, determinarão o futuro dos alimentos e do planeta. Há 1,8 bilhão de jovens no mundo entre 10 e 24 anos –e quase 90% vivem em países em desenvolvimento. Eles são um potencial ilimitado!

Suas contribuições dinâmicas e inspiradoras para o Fórum Mundial da Alimentação foram apenas a ponta do iceberg! Devemos continuar a alavancá-los para ações inovadoras lideradas por jovens para a mudança, mas não são apenas os jovens que devem se preocupar com o estado dos nossos sistemas agroalimentares. Todos sabemos que, mesmo antes do início da pandemia de COVID-19; estávamos fora do caminho para acabar com a fome e a desnutrição no mundo até 2030.

Mais de 800 milhões de pessoas no mundo enfrentaram a fome em 2020, apesar do fato de que o mundo está produzindo alimentos suficientes para alimentar todos nós. Cerca de 14% dos alimentos que produzimos são perdidos e 17% são desperdiçados, o que significa um custo de um trilhão de dólares para o ser humano. Sem contar os preciosos recursos que vão para produzi-lo. Isso é impensável e inaceitável! Devemos transformar nossos sistemas agroalimentares para serem mais eficientes, resilientes, transparentes e sustentáveis.

Caros amigos,

2021 é um ano crítico para harmonizar nossa relação com a natureza. Nosso novo Quadro Estratégico 2022-2031 nos fornece uma noção clara do que precisamos alcançar: melhor produção, melhor nutrição, melhor ambiente e melhor qualidade de vida para todas as pessoas, sem deixar ninguém para trás.

Mas para alcançar esses Quatro Melhores, precisamos preservar nossa biodiversidade, abordar e mitigar os impactos da crise climática e produzir os alimentos de que precisamos de forma sustentável. Precisamos produzir mais com menos! Devemos ser mais eficientes e eficazes! Reverter a perda de biodiversidade, reduzir as emissões de gases de efeito estufa, melhorar a adaptação e fortalecer a resiliência são essenciais para eliminar a fome e a pobreza, mas não podemos fazer isso sozinhos. Precisamos trabalhar mais e melhor juntos.

A transformação deve começar conosco, os consumidores, com as escolhas que fazemos. Onde compramos nossa comida, como é embalada, quanto jogamos fora. Tudo isso tem impacto em nossos sistemas agroalimentares e em nosso futuro compartilhado. Todos nós temos potencial para sermos Heróis da Alimentação.

Nossas ações são nosso futuro. Feliz Dia Mundial da Alimentação!

Obrigado.