FAO no Brasil

Nova política de dados abertos da FAO facilita a descoberta de fatos e compartilhamento de informações

©Amadej Tauses/Unsplash
20/01/2022

Você vê o mundo em números? Você estuda gráficos como um amante da arte estuda Renoir? Você ama estatísticas em todas as suas formas? Bem, a FAO também!

Quando se trata de dados sobre alimentação e agricultura, a FAO é uma das líderes mundiais em conhecimento. Especialistas no assunto e estatísticos da FAO trabalham dia após dia para coletar, validar e divulgar dados e informações sobre alimentação e agricultura, desde fome, má nutrição e pobreza rural até sistemas alimentares e uso sustentável de recursos naturais. O objetivo? Ajudar os governos a tomarem as melhores decisões sobre programas, políticas e investimentos e ajudar as pessoas a se aprofundarem em suas pesquisas científicas sobre tópicos importantes que afetam o planeta.

A FAO tem bancos com diferentes dados estatísticos sobre tópicos tão amplos quanto agricultura, pesca e aquicultura, silvicultura, preços dos alimentos e informações de mercado, desenvolvimento econômico, social e rural, nutrição, recursos naturais, genéticos e de biodiversidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O conhecimento deve ser compartilhado, e a FAO sempre incentivou o uso de dados para informar o trabalho humanitário ou aprimorar o avanço científico. No entanto, agora que adotamos uma política de licenciamento de dados abertos, é ainda mais fácil para pesquisadores, jornalistas, acadêmicos, trabalhadores humanitários ou estudantes acessar, baixar, copiar e empregar esses conjuntos de dados gratuitamente e para redistribuição.

Aqui estão 5 fatos interessantes e apenas algumas das muitas fontes de dados que incentivamos você a usar e compartilhar com o resto do mundo:

1. A banana é a fruta mais consumida no mundo

Fonte: FAOSTAT

Em todo o mundo, os humanos consomem mais de 88 milhões de toneladas de bananas todos os anos. Esta informação interessante foi retirada de um dos maiores bancos de dados de alimentos e agricultura da FAO: FAOSTAT. Este recurso fornece dados para mais de 245 países e territórios e tem informações que datam de 1961. Se você está procurando qual país é o maior produtor de uvas ou a commodity mais exportada pelo Egito, por exemplo, o FAOSTAT pode fornecer essas informações em formatos de gráfico, tabela ou valores separados por vírgula (.csv).

2. Nos últimos 70 anos, a retirada de água na Ásia triplicou

Fonte: AQUASTAT

O uso da água na Ásia cresceu imensamente. De longe, a maior parte dessa retirada total de água (81%) é usada para a agricultura. Esse número chega a mais de 90% no sul da Ásia, A FAO AQUASTAT coleta, analisa e divulga informações sobre recursos hídricos, uso da água, gestão agrícola da água e políticas e legislação relacionadas à água. A base de dados é segmentada por país e fornece não apenas dados e metadados, mas também relatórios, perfis de países, perfis de bacias hidrográficas, análises regionais, mapas, tabelas, dados espaciais, diretrizes e outras ferramentas sobre temas concretos como barragens, calendários de culturas irrigadas e reutilização de águas residuais.

3. A China produz e exporta mais peixe do que qualquer outro país

Fonte: FISHSTAT

A China não é apenas de longe o principal país produtor de pesca de captura e produção de aquicultura, mas também o país com mais exportações de pescado. No geral, os países asiáticos representam cerca de 90% da produção mundial de aquicultura, com Índia, Indonésia e Vietnã, entre outros grandes produtores. A China também é o terceiro maior importador de pescado para seu consumo doméstico e indústria de processamento. Os dados sobre a pesca e a aquicultura (produção, comércio, consumo, emprego e frota) na base de dados FAO FISHSTAT cobrem mais de 240 países desde 1950. Estes dados sobre o estado e as tendências dos setores da pesca e da aquicultura são fundamentais para uma boa formulação de políticas, bem como para avaliar e acompanhar o desempenho da gestão responsável da pesca e da aquicultura.

4. Em alguns países da África Subsaariana e da Ásia Central e Meridional, mais de 20% dos cereais e leguminosas são perdidos durante seu armazenamento

Fonte: Food loss and food waste database (Disponível apenas em inglês)

O Food loss and food waste database (Banco de dados sobre Perda e Desperdício de Alimentos, na tradução livre) é a maior coleção online de dados de revisão de literatura científica e FAOSTAT sobre como os alimentos são perdidos ou desperdiçados. O banco de dados permite que os usuários filtrem informações sobre perda e desperdício de alimentos por ano, país, mercadoria, estágio da cadeia de valor e atividade. Reduzir as estimativas globais de perda e desperdício de alimentos para o nível de produto, país e estágio melhorará muito nosso conhecimento sobre o problema da perda de alimentos e apresentará oportunidades de intervenção, um passo importante para alcançar o indicador dos ODS (12.3.1) de reduzir pela metade o desperdício global de alimentos per capita nos níveis de varejo e consumidor e reduzir as perdas de alimentos ao longo da cadeia de abastecimento. Dados aprimorados permitirão que a FAO e seus stakeholders direcionem melhor a assistência técnica aos países para ajudar a atingir essa meta.

5. Em 2016-2017, mulheres com 18 anos ou mais que vivem na República Democrática Popular do Laos consumiram uma média de 180 gramas de hortaliças e produtos vegetais por dia, representando cerca de 16% do consumo total de alimentos

Fonte: Ferramenta de dados de consumo de alimentos individuais globais da FAO/OMS (FAO/OMS GIFT)

Para entender o que pessoas de diferentes idades e sexos comem e bebem em países ao redor do mundo, você pode visitar a ferramenta de dados de consumo de alimentos individuais globais da FAO/OMS. Esta plataforma apresenta dados de consumo alimentar, a nível individual, de diferentes regiões do mundo. Coletados por meio de grandes pesquisas nacionais e pesquisas de pequena escala, os dados fornecem importantes indicadores baseados em alimentos para consumo alimentar, nutrição e segurança alimentar. Esta ferramenta visa apoiar formuladores de políticas, gerentes de programas, funcionários de ONGs e outras partes interessadas na tomada de decisões informadas sobre os tópicos de nutrição, agricultura e segurança alimentar nos níveis nacional, regional e global.

A alimentação e a agricultura são fundamentais para a vida humana. Acertar esses pontos estabelece as bases para um futuro mais saudável, mais sustentável e mais justo. Sem informações confiáveis para fundamentar decisões e programas públicos, os esforços podem ser insuficientes ou simplesmente ineficazes.

A FAO se esforça para tornar as informações que coleta e analisa cada vez mais disponíveis e úteis para indivíduos e governos. Adotar uma política de dados abertos é o passo mais recente nessa direção e é parte integrante para garantir que todas as pessoas tenham acesso à informação (ODS 9) e à educação (ODS 4) que precisam para um mundo melhor.