FAO no Brasil

FAO recebe contribuição de US$ 10 milhões dos EUA para esforços em resposta à COVID-19

©FAO / Olympia de Maismont
24/01/2022

O financiamento é destinado para apoiar o Programa de Resposta e Recuperação à COVID-19 e o Programa de Saúde Única da FAO

Roma – A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) recebeu no dia 23 de dezembro de 2021, uma contribuição de US$ 10 milhões dos Estados Unidos da América, destinada aos esforços em resposta à COVID-19 e ao combate de outros desafios que ameaçam a saúde humana, animal e ambiental, incluindo futuras pandemias.

Em uma carta à FAO, o Departamento de Estado dos EUA afirma que o financiamento se destina a apoiar o Programa de Resposta e Recuperação à COVID-19 da agência, parte do programa mais amplo de Saúde Única.

Mais especificamente, o financiamento visa ajudar a fortalecer os sistemas nacionais e internacionais de Saúde Única, por meio de alerta precoce multissetorial aprimorado, avaliação de risco e redução de risco, e o gerenciamento progressivo de pragas e doenças de animais e plantas emergentes e endêmicas de alto impacto, incluindo aquelas com potencial epidêmico e pandêmico.

“Agradecemos ao Governo dos Estados Unidos da América (EUA) por seu generoso apoio ao Programa de Resposta e Recuperação à COVID-19 da FAO e às avaliações de risco tripartite de uma Saúde Única em nível nacional”, disse o diretor-geral da FAO, QU Dongyu.

“Uma abordagem de Saúde Única baseada na ciência em todos os sistemas agroalimentares é fundamental para o alerta precoce e a prevenção de doenças zoonóticas.”

A contribuição dos EUA beneficiará países da África, Ásia, América Latina e Oriente Próximo.

Sobre o Programa Resposta e Recuperação à COVID-19 da FAO

Lançado em meados de 2020, o Programa de Resposta e Recuperação à COVID-19 da FAO, visa abordar de forma proativa e sustentável os impactos socioeconômicos da pandemia. Em linha com a abordagem da ONU para “reconstruir melhor” e em busca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o programa visa mitigar os impactos imediatos da pandemia, ao mesmo tempo em que fortalece a resiliência de longo prazo de sistemas agroalimentares sustentáveis e inclusivos. Uma área prioritária fundamental concentra-se na prevenção de futuras pandemias, uma vez que cerca de 60% de todas as doenças infecciosas são causadas por patógenos zoonóticos, sendo a maioria originária da vida selvagem.

Sobre o Programa de Saúde Única da FAO

Sendo um centro de conhecimento técnico, o Programa de Saúde Única ajuda a proteger a saúde humana, animal, vegetal e ambiental ao longo da cadeia de valor alimentar, da produção ao consumo e gestão de resíduos. Com sua experiência na implementação da abordagem de Saúde Única, a FAO apoia os países no fortalecimento de sistemas integrados de vigilância, alerta precoce e informação; melhor desenvolvimento de biossegurança para o manejo de pragas e doenças; redução de riscos por meio de parcerias multissetoriais para preparação, ação antecipatória e resposta; aumentar as capacidades no controle da resistência antimicrobiana (RAM); e mais amplamente, reforçando os sistemas de Saúde Única a nível nacional, regional e global.

A FAO colabora com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) na Tripartite FAO-OIE-OMS e expande sua colaboração com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) para integrar e apoiar a implementação da Saúde Única globalmente.