FAO no Brasil

Seis publicações online da FAO para ler no início de 2022

©Pexels
24/01/2022

Agora é o momento perfeito para refletir sobre o que aprendemos nos últimos 12 meses e estabelecer novas metas para o ano de 2022. E se esses objetivos envolvem aprimorar seu conhecimento sobre coisas como segurança alimentar, alimentação saudável e clima, você veio ao lugar certo!

A coleção de publicações da FAO contém uma riqueza de informações sobre alimentação, agricultura e muito mais e, no ano passado, também trabalhamos para tornar essas informações mais acessíveis. A FAO agora está oferecendo relatórios digitais de suas principais publicações, apresentando informações em um formato impressionante e fácil de ler –tudo acessível ao rolar do mouse ou ao toque de uma tela.

Aqui vai uma pequena seleção para te deixar curioso!

O Estado da Alimentação e da Agricultura 2021: Tornando os sistemas agroalimentares mais resilientes a choques e tensões

Que melhor lugar para começar do que uma das publicações emblemáticas mais populares da FAO, este ano com foco em um tema importante: sistemas agroalimentares. Globalmente, esses sistemas produzem cerca de 11 bilhões de toneladas de alimentos por ano e formam a espinha dorsal de muitas economias. Em um mundo ideal, os sistemas agroalimentares seriam resilientes, inclusivos e sustentáveis, oferecendo meios de subsistência vibrantes e produzindo alimentos suficientes e seguros para todas as pessoas. Infelizmente, no entanto, os sistemas agroalimentares hoje não conseguem manter cerca de 10% da população mundial livre da fome. O Estado da Alimentação e da Agricultura 2021, destaca os problemas que os sistemas agroalimentares enfrentam hoje e explora como pessoas, governos e formuladores de políticas podem tornar esses sistemas mais resilientes. É uma leitura essencial para qualquer pessoa interessada em tornar nosso mundo mais sustentável.

O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo 2021: Transformando os sistemas alimentares para a segurança alimentar, melhor nutrição e alimentação saudável acessível para todas as pessoas

A pandemia da COVID-19 teve um impacto negativo em muitas pessoas, empresas, setores e iniciativas – incluindo esforços para acabar com a fome no mundo. Antes da pandemia, já seria difícil alcançar a meta de acabar com a fome e a desnutrição no mundo em todas as suas formas até 2030. Agora, essa meta é significativamente mais desafiadora. O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição 2021 apresenta a primeira avaliação global de insegurança alimentar e desnutrição para 2020 e oferece algumas indicações de como seriam a situação da fome e da má nutrição até 2030, em um cenário ainda mais complicado pela pandemia. Uma das principais questões colocadas no relatório deste ano é: como o mundo chegou a esse ponto crítico? Para descobrir, é só dar uma lida no relatório.

Ano Internacional das Frutas, Legumes e Verduras: documento de referência

2021 foi um ano memorável para frutas, legumes e verduras! As Nações Unidas declararam 2021 como o Ano Internacional das Frutas, Legumes e Verduras e, ao longo dos últimos 12 meses, ocorreram eventos, publicações, comemorações e parcerias para conscientizar sobre os benefícios nutricionais e de saúde de consumir mais frutas, legumes e verdyras, a importância de reduzir suas perdas e desperdícios e os benefícios do setor para os pequenos produtores e o meio ambiente. Infelizmente, nem todos têm acesso a esses alimentos devido aos desafios na produção, transporte, comércio e preços elevados. Além disso, frutas e hortaliças são produtos altamente perecíveis, o que pode causar altos níveis de perdas e desperdícios. Esta publicação apresenta ações e políticas que todos devemos conhecer para ampliar o acesso a frutas, legumes e verduras e oferecer uma alimentação saudável para todas as pessoas.

Revisão científica do impacto das mudanças climáticas nas pragas de plantas

As mudanças climáticas foram notícia quase todos os dias no ano de 2021. A crise climática apresenta desafios não apenas para humanos e animais, mas também para plantas, pois afeta a introdução e disseminação de organismos nocivos, como pragas de plantas. Na verdade, você pode não perceber isso, mas um único inverno excepcionalmente quente pode ser suficiente para que pragas invasoras se estabeleçam em áreas que de outra forma não habitariam. Estudos indicam que, em geral, as mudanças climáticas aumentarão os riscos de introdução de pragas de insetos, patógenos e ervas daninhas em ecossistemas agrícolas, especialmente nas regiões mais frias do Ártico, boreais, temperadas e subtropicais. Esta publicação interessante explora esta questão, apresentando recomendações sobre como podemos mudar e manter nossas plantas e ecossistemas seguros.

O Estado da Terra e dos Recursos Hídricos para Alimentação e Agricultura 2021: Sistemas em um ponto de ruptura (SOLAW 2021)

Este relatório dá uma visão geral do estado da terra, solo e recursos hídricos e expõe as mudanças e tendências alarmantes no uso de recursos. A situação deteriorou-se seriamente na última década e a pressão sobre os ecossistemas terrestres e aquáticos é agora intensa. No entanto, embora a escala do desafio seja assustadora, a SOLAW 2021 oferece ações e respostas que podem ajudar os tomadores de decisão nos setores público, privado e civil a trazer a tão necessária transformação para nossos sistemas agroalimentares globais. Vale a pena ler para descobrir quais mudanças são necessárias para colocar nosso planeta de volta nos trilhos.

Avaliação global da poluição do solo

A poluição do solo é invisível ao olho humano, mas compromete a qualidade dos alimentos que ingerimos, da água que bebemos e do ar que respiramos. Em suma, coloca em risco a saúde humana e ambiental. E os humanos são em grande parte os culpados. A maior parte da contaminação vem de processos industriais e mineração, má gestão de resíduos, práticas agrícolas insustentáveis e acidentes que vão desde pequenos derramamentos de produtos químicos até acidentes em usinas nucleares. O problema é mundial: os contaminantes estão espalhados pelos ecossistemas terrestres e aquáticos e muitos são distribuídos globalmente pelo transporte atmosférico. Esta avaliação global foi produzida com contribuições de 75 países, 53 coautores e 17 empresas e revisada por 40 cientistas e especialistas internacionais em gestão de terras contaminadas. Essas são questões sobre as quais todos devemos estar cientes, tornando este um dos relatórios mais populares da FAO. Certifique-se de estar atualizado também!

Há algo para todos na coleção de publicações da FAO, então por que não dar uma olhada e conferir? Para os últimos lançamentos, você também pode se inscrever no boletim de publicações da FAO – feliz leitura de Ano Novo!