FAO no Brasil

Projeção no Congresso Nacional dá início a ações do Dia Mundial da Alimentação no Brasil

08/10/2021

Brasília - O Dia Mundial da Alimentação (#DMA2021), celebrado no dia 16 de outubro, terá pela primeira vez uma projeção especial no Congresso Nacional. Nesta quarta-feira, 13 de outubro, as cúpulas e as torres das duas casas legislativas receberão projeções com o objetivo de promover a consciência da necessidade de transformar os sistemas agroalimentares para que sejam mais eficientes, inclusivos, resilientes e sustentáveis. A projeção conta com o apoio do deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB/SP), que protocolou o pedido junto ao Congresso.

Com o tema “As nossas ações são o nosso futuro. Melhor produção, melhor nutrição, melhor ambiente e melhor qualidade de vida”, espera-se que a campanha chame a atenção para a urgência de transformar a maneira como consumimos e produzimos os alimentos. Além da projeção no Congresso Nacional, a iniciativa contará, do dia 13 ao dia 16 de outubro, com a veiculação de spots de rádio pela rede Antena 1 e uma campanha nas redes sociais com a participação de chefs de cozinha.

As ações do #DMA2021 são coordenadas pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Programa Mundial de Alimentos (WFP), Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). Este é um ano ainda mais importante para ação, que acontece pela segunda vez durante a pandemia de covid-19, cujos impactos afetaram os sistemas agroalimentares e desencadearam uma desaceleração econômica global sem precedentes, levando a uma perda de meios de subsistência e renda e ao aumento da insegurança alimentar e da desigualdade.

“Precisamos agir e aumentar a consciência de que todos têm um papel importante para mudar a forma como produzimos, transformamos, consumimos e desperdiçamos os nossos alimentos”, explica Rafael Zavala, Representante da FAO no Brasil.

“Uma agricultura próspera, inclusiva, sustentável, com baixas emissões e resiliente às mudanças climáticas é possível e mais do que isso, necessária”, completou Claus Reiner, Representante do FIDA no Brasil.

Dentro das possibilidades práticas de mudança, os governos, em colaboração com o setor privado e a sociedade civil, devem fortalecer e melhorar a quantidade e a qualidade dos dados e informações disponíveis sobre os sistemas alimentares.

Um chamado para a ação

Atualmente, a FAO estima que quase 50 milhões de brasileiros vivem em situação de insegurança alimentar grave ou moderada. Isso acontece enquanto boa parte dos alimentos é perdida —devido a condições inadequadas de colheita, manuseamento, armazenagem e transporte— ou desperdiçada no varejo e consumo.

“O combate às perdas e ao desperdício de alimentos tem efeito direto na segurança alimentar, pois ajuda a melhorar o desempenho econômico, a promover uma alimentação adequada e a preservar o meio ambiente”, diz Daniel Balaban, Representante do WFP no Brasil.

“Para melhorarmos os nossos sistemas agroalimentares, toda a cadeia de abastecimento precisa ser mais sustentável, resiliente e inclusiva para trabalhadores, produtores e consumidores”, explica Gabriel Delgado, Representante do IICA no Brasil.

Para a campanha nas redes sociais, que acontece entre os dias 13 e 16 de outubro, diversos chefes de cozinha brasileiros publicarão mensagens em vídeo convidando as pessoas para fazerem parte do movimento #HeróisDaAlimentação, mostrando como estão atuando para impulsionar a adoção de hábitos mais sustentáveis, com foco na segurança alimentar, na natureza e no planeta.

As pessoas que quiserem participar podem aderir à campanha usando as hashtags #DMA2021 e #HeróisDaAlimentação.

Serviço

  • O que: Projeção no edifício do Congresso Nacional
  • Data: 13 de outubro de 2021
  • Horário: das 19h às 23h.

*Não estão previstos eventos ou outras ações presenciais, respeitando as orientações de segurança devido à pandemia de covid-19.

Contatos para Imprensa

Aline Czezacki – Oficial de Comunicação da FAO no Brasil | Tel: (61) 99251-9072 | E-mail: [email protected]

Claudia Diani – Coordenadora de Comunicação do IICA no Brasil | Tel: (61) 99138-4898  | E-mail: [email protected]

Ericka Galindo – Oficial de Comunicação do WFP no Brasil | Tel: (61) 99260-9835  | E-mail [email protected]

Lidiane Dias Ferreira – Consultora de Comunicação do FIDA | Tel: +39 3489022179 | E-mail: [email protected]