FAO no Brasil

FAO e Fórum Mundial da Alimentação lançam Grupo de Jovens Cientistas

19/05/2022

A chamada também está aberta para inscrições do Desafio de Pesquisa Transformadora 2022

Roma – A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e o Fórum Mundial da Alimentação (WFF) lançaram a primeira coorte do Grupo de Jovens Cientistas do WFF e abriram as inscrições para a segunda edição do Desafio de Pesquisa Transformadora do WFF. 

As iniciativas foram apresentadas durante um evento paralelo do Fórum multissetorial sobre Ciência, Tecnologia e Inovação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), intitulado “Soluções lideradas por jovens para um futuro alimentar melhor”. O evento destacou o papel essencial dos jovens cientistas na identificação e ampliação de soluções inovadoras para alcançar os ODS e a transformação positiva dos sistemas agroalimentares, com foco específico no tema do WFF 2022 “Alimentação saudável. Planeta Saudável”. 

“Jovens pesquisadores têm o potencial de criar um grande impacto”, disse Jayathma Wickramanayake, enviada especial do Secretário-Geral da ONU para a Juventude em seu discurso de abertura do evento. 

“Contamos com os jovens para impulsionar a mudança”, disse Ismahane Elouafi, Cientista-Chefe da FAO. 

O Grupo de Jovens Cientistas é composto por 20 jovens de todo o mundo que fornecerão evidências científicas e conhecimento técnico às iniciativas da WFF, e desenvolverão um relatório anual sobre questões políticas específicas, que são de particular preocupação para os jovens, e estão relacionadas com a transformação dos sistemas agroalimentares. 

A coorte do Grupo de Jovens Cientistas de 2022 anunciada no evento inclui:

Kim Anastasiou, Austrália; Peter Asare-Nuamah, Gana; Craig Chibanda, Zimbábue; Shulang Fei, China; Imad Antoine Ibrahim, Líbano; Alice Karanja, Quênia; Pacem Kotchofa, Benin; Lethicia Magno, Brasil; Clarity Mapengo, Zimbábue; Sarah I. Murphy, EUA; Ram Neupane, Nepal; Dinesh Panday, Nepal; Elisa Quaranta, Itália; Abdulkareem Raheem, Nigéria; Andrea Rosso, Itália; Michael Ruggeri, Itália; Jiang Shangchuan, China; Joanna Trewern, Reino Unido; Edy Trihatmoko, Indonésia; e Ambrogio Zanzi, Itália. 

“Esta comunidade de jovens cientistas entende melhor as necessidades, sentimentos e preocupações dos jovens, e também é uma importante fonte de energia, capaz de mobilizar a massa crítica para causas justas”, disse o palestrante do evento Ibrahima Hathie, que é um dos 15 cientistas nomeados pelo Secretário-Geral da ONU, António Guterres, para elaborar o Relatório Global de Desenvolvimento Sustentável de 2023. 

“O Grupo de Jovens Cientistas veio para ficar e para fornecer iniciativas confiáveis e baseadas em políticas”, disse Peter Asare-Nuamah, membro da coorte do Grupo. “O grupo é uma oportunidade para aprendermos, contribuindo para desafios globais, como mudanças climáticas e segurança alimentar. Portanto, devemos ser fortes. Estamos confiantes de que podemos mudar a narrativa.” 

Além de lançar o Grupo de Jovens Cientistas no evento paralelo, o WFF também anunciou uma chamada para as inscrições do Desafio de Pesquisa Transdormadora (DPT) 2022, uma competição de pesquisa projetada para fomentar e promover a inovação no desenvolvimento sustentável para acabar com a fome e transformar os sistemas agroalimentares. 

A vencedora do DPT do ano passado, Nafn Amdar, convidou pesquisadores jovens a enviar uma nota conceitual de duas páginas propondo uma ideia de pesquisa inovadora com foco em questões relacionadas a alimentação saudável e ação climática. O prazo para inscrições é 6 de junho de 2022 e os participantes selecionados receberão orientação especializada para ajudar a traduzir seus conceitos em trabalhos de pesquisa sólidos e apresentá-los no palco global da WFF em outubro de 2022. 

Sobre o Fórum Mundial da Alimentação 

Lançado em 2021, o Fórum Mundial da Alimentação (WFF) é uma rede global independente de parceiros facilitada pela FAO. 

Foi criado e é liderado por jovens para desencadear um movimento global que capacita a juventude a moldar ativamente nossos sistemas agroalimentares com o objetivo de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e um futuro alimentar melhor para todas as pessoas. 

O WFF serve como a principal plataforma para engajar e aproveitar a paixão da juventude para galvanizar a ação e identificar soluções para os crescentes desafios enfrentados por nossos sistemas agroalimentares. Ele reúne e conecta os principais grupos de jovens, influenciadores, empresas, instituições acadêmicas, organizações sem fins lucrativos, governos, mídia e o público para aumentar a conscientização, promover o engajamento e advocacy e mobilizar recursos em apoio à transformação dos sistemas agroalimentares. Apresentando uma série de eventos interativos online, redes e plataformas de conteúdo, o WFF é organizado em torno de quatro eixos temáticos: Ação Jovem, Inovação, Educação e Cultura.  

Em 2021, o WFF reuniu mais de 40.000 jovens e jovens de coração de todo o mundo. Também participaram mais de 75 jovens e parceiros aliados dos jovens de todos os setores. 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) relacionados:

  • ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável
  • ODS 4 – Educação de Qualidade
  • ODS 5 – Igualdade de Gênero
  • ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura
  • ODS 10 – Redução das Desigualdades
  • ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis
  • ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis
  • ODS 13 – Combate às Alterações Climáticas