FAO no Brasil

FAO faz um apelo a governos e organizações para se comprometerem a garantir o direito à alimentação na América Latina e no Caribe

09/10/2024

O Escritório Regional celebrou o Dia Mundial da Alimentação e destacou a necessidade de promover políticas públicas e boas práticas que tiveram impacto positivo na região, como os programas de alimentação escolar.

Santiago do Chile – O Escritório Regional da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) para a América Latina e o Caribe realizou o evento de comemoração do Dia Mundial da Alimentação, que foi liderado pelo Subdiretor-Geral e Representante Regional da FAO para a América Latina e o Caribe, Mario Lubetkin; pela Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas no Chile, María José Torres Macho; pelo vice-ministro da Agricultura da República Dominicana, Eulalio Ramírez; e pela presidente da Frente Parlamentar contra a Fome e a Má Nutrição do capítulo do Chile, Deputada Carolina Marzán.

As Nações Unidas instituíram o dia 16 de outubro como o Dia Mundial da Alimentação em reconhecimento à criação da FAO em 1945. Este ano, o lema da celebração é "O direito aos alimentos para uma vida e um futuro melhores", destacando que a alimentação é a terceira necessidade humana mais básica, depois do ar e da água, e que todos deveriam ter o direito a uma alimentação adequada.

“Devemos promover dietas saudáveis, nutritivas e acessíveis. Não podemos simplesmente produzir mais alimentos, devemos garantir que sejam nutritivos, diversos e acessíveis a todos. O direito à alimentação não é apenas uma aspiração, mas um compromisso que os governos e organizações, como a FAO, têm a responsabilidade de tornar realidade”, afirmou Lubetkin durante a comemoração, enfatizando a missão permanente da instituição de garantir alimentos seguros, diversos e nutritivos.

A Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas no Chile, María José Torres Macho, ressaltou a necessidade de considerar a ocasião como algo além de uma data no calendário e chamou a atenção para seu significado profundo. “Este Dia Mundial da Alimentação é também o aniversário da FAO, uma das primeiras agências a serem criadas no sistema das Nações Unidas. Isso nos mostra que aqueles que pensaram nesse sistema viram a conexão imediata entre paz e segurança alimentar para as pessoas do planeta. Temos 700 milhões de razões para acreditar que as pessoas precisam alcançar a meta Fome Zero, sendo 41 milhões vivendo na América Latina”, destacou.

O vice-ministro Eulalio Ramírez enfatizou a necessidade de conscientização sobre o papel dos alimentos na vida humana e a importância de contribuir para a transformação dos sistemas agroalimentares. Já a deputada Carolina Marzán destacou o trabalho em campo para promover hábitos de consumo de alimentos nutritivos, diversos e saudáveis, especialmente para crianças e idosos.

O Dia Mundial da Alimentação é comemorado com atividades em todo o mundo, com um apelo à ação em mais de 50 idiomas, para garantir sistemas agroalimentares mais eficientes, inclusivos, resilientes e sustentáveis, que assegurem o direito das pessoas a alimentos nutritivos.