FAO no Brasil

Agricultora cearense é exemplo no combate à desertificação no Nordeste brasileiro

15/10/2024

No Cariri Cearense, coração do Semiárido brasileiro, em meio à vegetação seca, tons de verde saltam aos olhos de quem passa na estrada. A orgulhosa proprietária desse oásis é Neide Maria da Costa Silva, também conhecida como Bibia, uma das agricultoras familiares atendidas pelo projeto REDESER, implementado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil.

O objetivo do projeto é contribuir para reverter o processo de desertificação no Nordeste brasileiro, e o empoderamento feminino é um dos pilares da iniciativa no Cariri, onde as mulheres têm papel de destaque na agricultura familiar. Ao longo de 10 meses, a instituição executora da iniciativa, a Associação Cristã de Base (ACB), ofereceu assistência técnica para desenvolver sistemas agroflorestais (SAFs) e produção agroecológica em seis propriedades rurais da região, a maioria liderada por agricultoras.

Ao longo de quase um ano, Bibia e seus vizinhos receberam as equipes técnicas do projeto para recuperar o solo e ampliar a produção de hortaliças nas suas propriedades. “Fiquei atenta aos ensinamentos dos meninos que vieram aqui, perguntava e queria fazer junto”, diz ela. O resultado das atividades foi um incremento não apenas na subsistência das famílias, mas também a geração de excedentes para serem comercializados nas comunidades locais. 

Sorridente e extrovertida, hoje a produtora rural sai com a sua moto, recém-adquirida, buzinando e anunciando seus produtos: “olha o cheiro”, ela grita. Quando as pessoas se aproximam, ela revela: “é cheiro verde”. Assim, ela conquista os clientes e vai fazendo amizades nas redondezas.

Além do combate à desertificação e dos benefícios econômicos da ampliação da produção de alimentos na propriedade de Bibia, a nova atividade também apresenta benefícios psicológicos. Mãe de seis filhos e vítima de violência contra a mulher, a agricultura encontrou propósito na nova rotina. “Tenho muita vontade de viver, de plantar minha hortinha e cuidar da minha família”, garante. 

REDESER: Fruto de parceria entre a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o projeto REDESER: “Revertendo o Processo de Desertificação nas Áreas Suscetíveis do Brasil – Práticas Agroflorestais Sustentáveis e Conservação da Biodiversidade” é realizado em 14 municípios dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia e Alagoas. Financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), tem como objetivo interromper e reverter o processo de desertificação por meio de ações para enfrentar as causas cada vez mais fortes da degradação do solo e da perda de biodiversidade na Caatinga.