Guia de boas práticas na pecuária de leite

Guia de boas práticas
na pecuária de leite

PRODUÇÃO E SAÚDE ANIMAL - DIRETRIZES 8

PDF   - 448 kb

 

Food and Agriculture Organization of the United Nations
e
International Diary Federation
Rome 2013


Esta segunda edição do Guia de Boas Práticas na Pecuária de Leite foi desenvolvida por um grupo de projeto da FIL/FAO do Comitê Permanente sobre Gestão de Propriedade da FIL. Ela foi escrita em formato prático para produtores envolvidos na produção de leite de qualquer espécie leiteira, para apoiar a produção e comercialização seguras, assegurando a qualidade do leite e dos produtos lácteos. O Guia foca a relação entre segurança do consumidor e a gestão econômica, social e ambiental em nível de propriedade. Produtores de leite em todo o mundo precisam ser capazes de combinar rentabilidade com responsabilidade em proteger a saúde humana, saúde animal, bem-estar animal e o meio ambiente. Esse guia fornece aos produtores de leite orientação proativa de como esses objetivos podem ser alcançados na propriedade. As práticas sugeridas foram retiradas de orientações sobre as melhores práticas e programas existentes em todo o mundo, e as práticas individuais irão variar em sua aplicabilidade em diversas regiões produtoras de leite. Elas não visam ser juridicamente vinculadas e os leitores são encorajados a escolher e implementar as diretrizes que são de relevância para sua situação.



Conteúdo

 

Prefácio
Agradecimentos

 

Introdução

    Os fundamentos das Boas Práticas Agropecuárias (BPA)
    Sobre esse guia
    Objetivo e escopo
    Outras referências relevantes
    Como as orientações são apresentadas

Boas Práticas na Pecuária de Leite

    1. Saúde animal
    2. Higiene na ordenha
    3. Nutrição (alimentos e água)
    4. Bem-estar animal
    5. Meio ambiente
    6. Gestão socioeconômica

Fichas técnicas

    1. Saúde animal
    2. Higiene na ordenha
    3. Nutrição (alimentos e água)
    4. Bem-estar animal
    5. Meio ambiente
    6. Gestão socioeconômica



As designações empregadas e a apresentação de material neste produto de informação não implicam a expressão de qualquer opinião por parte da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) ou da International Dairy Federation (IDF) com referência à situação legal ou de desenvolvimento de um país, território, cidade ou área ou de suas autoridades, ou com referência à delimitação de suas fronteiras ou limites. A menção de companhias específicas ou produtos de fabricantes, sejam ou não patenteados, não implica que sejam endossados ou recomendados pela FAO ou IDF em preferência a outros de natureza similar não mencionados.

As opiniões expressadas neste produto de informação são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões da FAO ou da IDF.

E-ISBN 978-92-5-006957-9 (PDF)

Todos os direitos reservados. A FAO e IDF encorajam a reprodução e divulgação do material contido neste produto de informação. Usos não comerciais serão autorizados gratuitamente, a pedido. A reprodução para revenda ou outros fins comerciais, inclusive fins educacionais, pode implicar o pagamento de taxas. As solicitações de permissão para reproduzir ou divulgar materiais da FAO protegidos por direitos autorais, bem como qualquer pergunta referente a direitos e licenças, devem ser dirigidas por e-mail a: [email protected], ou por escrito ao Chefe da Subdivisão de Políticas e Apoio em Matéria de Publicações, Escritório de Intercâmbio de Conhecimento, Pesquisa e Extensão, FAO, Viale delle Terme di Caracalla, 00153 Roma, Itália.

© FAO e IDF, 2013 (edição revisada)
© FAO e IDF, 2004
(edição original)