منبر معارف الزراعة الأُسرية

Agropecuária indígena tem mais mulheres produtoras e menos agrotóxicos

IBGE divulga Censo Agro e mostra que Agropecuária indígena tem mais mulheres produtoras e menos agrotóxicos.

Dados do Censo Agro 2017, divulgado pelo IBGE em 2022, mostram que a região Norte concentra a maior proporção de produtores rurais indígenas (5%). O último Censo realizado mostrou que estabelecimentos indígenas têm maior proporção de mulheres na sua administração (25,90%). Além disso, 27,99% dos produtores indígenas têm menos de 35 anos de idade.

Cerca de 88,01% dos estabelecimentos dirigidos por indígenas não utilizam agrotóxico, a maior proporção entre os cinco grupos de cor ou raça do produtor. Por outro lado, somente 8,4% desses estabelecimentos receberam assistência e orientação técnica, a menor proporção.

Foi a primeira vez que o Censo Agropecuário investigou cor ou raça dos produtores e de seus cônjuges, com recortes de Terras Indígenas e Unidades de Conservação. O objetivo foi disponibilizar informações detalhadas sobre esses temas, atendendo à necessidade de monitoramento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, do Consenso de Montevidéu sobre População e Desenvolvimento e do Plano Estratégico Nacional de Áreas Protegidas.

 

Title of publication: Observatório do Terceiro Setor
:
:
:
:
:
:
:
:
:
المؤلف: Maria Fernanda Garcia
:
المنظمة: Observatório do Terceiro Setor
:
السنة: 2023
:
البلد/البلدان: Brazil
التغطية الجغرافية: أمريكا اللاتينية والبحر الكاريبي
النوع: مقالة في مدونة إلكترونية
لغة المحتوى: Portuguese
:

شارك بهذه الصفحة