منبر معارف الزراعة الأُسرية

Mulheres rurais e autonomia

Formação e articulação para efetivar políticas públicas nos Territórios da Cidadania

O Estado Brasileiro assumiu o compromisso de reduzir as desigualdades de gênero no nosso país reconhecendo as particularidades do meio rural. Para isto, desde 2003 vem implementando um conjunto de políticas e programas que buscam garantir direitos à cidadania e ao desenvolvimento econômico, bem como, promover a autonomia das mulheres do campo e da floresta.

A estratégia de formação e articulação para efetivação da política pública amparada pela política de desenvolvimento territorial no âmbito do Programa Territórios da Cidadania (PTC) permitiu ter um diagnóstico da situação das mulheres rurais e das barreiras que dificultam seu acesso às políticas públicas, possibilitou articular demandas para atendimento por meio da política de assistência técnica e extensão rural e do programa de organiza- ção produtiva de mulheres e estimulou a auto-organização das apresentação mulheres nos Comitês de Mulheres dos Colegiados Territoriais, fortalecendo seu papel na gestão da política pública.

A experiência é apresentada nesta publicação e revela importantes estratégias e metodologias para o trabalho com as mulheres rurais. São ações que, ao estimular processos que levam à autonomia das mulheres, enfrentam, no diálogo com as beneficiárias, agentes públicos e assessorias, questões históricas que reproduzem as rela- ções desiguais entre mulheres e homens representadas pela divisão sexual do trabalho.

:
:
:
:
:
:
الناشر: Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Brasil
:
:
:
المؤلف: Andrea Butto
مؤلفين آخرين: Conceição Dantas, Elisângela Costa Bezerra, Karla Hora e outras
المنظمة: Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Brasil
:
السنة: 2014
ISBN: 978-85-8354-001-4
البلد/البلدان: Brazil
التغطية الجغرافية: أمريكا اللاتينية والبحر الكاريبي
النوع: كتاب
لغة المحتوى: Portuguese
:

شارك بهذه الصفحة