Agropecuária indígena tem mais mulheres produtoras e menos agrotóxicos
IBGE divulga Censo Agro e mostra que Agropecuária indígena tem mais mulheres produtoras e menos agrotóxicos.
Dados do Censo Agro 2017, divulgado pelo IBGE em 2022, mostram que a região Norte concentra a maior proporção de produtores rurais indígenas (5%). O último Censo realizado mostrou que estabelecimentos indígenas têm maior proporção de mulheres na sua administração (25,90%). Além disso, 27,99% dos produtores indígenas têm menos de 35 anos de idade.
Cerca de 88,01% dos estabelecimentos dirigidos por indígenas não utilizam agrotóxico, a maior proporção entre os cinco grupos de cor ou raça do produtor. Por outro lado, somente 8,4% desses estabelecimentos receberam assistência e orientação técnica, a menor proporção.
Foi a primeira vez que o Censo Agropecuário investigou cor ou raça dos produtores e de seus cônjuges, com recortes de Terras Indígenas e Unidades de Conservação. O objetivo foi disponibilizar informações detalhadas sobre esses temas, atendendo à necessidade de monitoramento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, do Consenso de Montevidéu sobre População e Desenvolvimento e do Plano Estratégico Nacional de Áreas Protegidas.