Oficina sobre os Queijos Artesanais no Brasil
Os queijos artesanais são produtos que se enquadram numa concepção de qualidade do sistema agroalimentar caracterizada pela produção de bens tradicionais, com vínculos culturais e ambientais, contrapondo-se à padronização industrial. No Brasil, os queijos artesanais contribuem para a geração de renda e ocupação de milhares de famílias rurais. No contexto de um mercado diferenciado, os queijos artesanais sinalizam um potencial importante de crescimento. Contudo, esses produtos são alvo de grandes conflitos e gargalos institucionais e regulatórios vinculados à uma visão de qualidade baseada apenas em padrões sanitários, o que tem obstaculizado a sua produção e comercialização nos mercados interno e externo, desestimulando produtores das diversas regiões do país e frustrando consumidores que gostariam de consumi-los.
Convencidos da importância desse produto em termos econômicos, sociais e culturais, nós da Rede Brasileira de Sistemas Agroalimentares (Sial-Brasil), queremos participar desse debate, contribuindo para dirimir esses conflitos e atuando, juntamente com os demais atores e instituições já envolvidos, para a promoção da produção e do mercado de queijos artesanais no País.
A Rede Sial Brasil é uma iniciativa de um grupo de pessoas e instituições interessadas em discutir, refletir e estimular o enfoque dos sistemas agroalimentares com base territorial ou localizada, sob uma perspectiva de desenvolvimento rural sustentável, a partir do contexto da agricultura brasileira. Um dos nossos propósitos é organizar eventos dentro e fora do Brasil em ações conjuntas com atores e instituições identificadas com esse mesmo enfoque.
Transmissão ao vivo de Rede Sial Brasil: https://www.youtube.com/watch?v=PkSAZsCGdZE