Платформа знаний о семейных фермерских хозяйствах

Autonomia e cidadania

Políticas de organização produtiva para as mulheres no meio rural

Organizar as mulheres rurais para fazer a produção, a gestão e a comercialização de maneira autônoma é um desafio permanente daquelas e daqueles que pretendem reduzir as desigualdades de gênero. O Governo Federal, em particular o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a partir das suas atribuições, persegue este desafio com a instituição de políticas públicas para as mulheres, sempre em diálogo estreito com as protagonistas desta mudança, as trabalhadoras rurais.

Isso é feito por meio do Programa de Organização Produtiva de Mulheres Rurais, o POPMR, que apoia a inserção das mulheres na economia a partir de rela- ções igualitárias. As ações abrangem a identificação e a caracterização de grupos produtivos de mulheres, a formação, a capacitação, a promoção de espaços de comercialização específicos para maior visibilidade da sua presença econômica, e a articulação local para viabilizar o acesso das mulheres às políticas públicas.

Como parte da estratégia do POPMR, o MDA apoia a realização de pesquisas e estudos para subsidiar a ação do Estado. Os artigos aqui reunidos sintetizam parte destas pesquisas. Eles analisam um novo sujeito econômico – os grupos produtivos de mulheres no meio rural – e a relação das mulheres trabalhadoras rurais com as políticas públicas de apoio à agricultura familiar e da reforma agrária.

:
:
:
:
:
:
Издатель: Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Brasil
:
:
Издание: 1° Edição
Автор: Andrea Butto
Другие авторы: Nalu Faria, Regina Bruno, Rodica Weitzman, Anit Brumer Emma Siliprandi
Организация: Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Brasil
:
Год: 2011
ISBN: 978-85-60548-76-7
Страна/страны: Brazil
Географический охват: Латинской Америки и Карибского бассейна
Категория: Книга
Язык контента: Portuguese
:

Поделитесь ссылкой на эту страницу