Globally Important Agricultural Heritage Systems (GIAHS)

Sistema Agro-silvo-pastoril do Barroso, Portugal

SIPAM desde 2018

O Barroso é uma composição paisagística natural do Norte de Portugal, integrando parte do Parque Nacional da Peneda Gerês, onde o sistema agrícola existente é fortemente influenciado pelas condições edafo-climáticas, com predomínio de explorações agrícolas e pecuárias de gado, ovinos e caprinos na economia agrícola da região, bem como da suinocultura, que contribui significativamente para as economias familiares e desempenha um importante papel social.

Com ocupação humana ao longo de milhares de anos, esta região do Norte de Portugal apresenta hoje um padrão de ocupação do solo marcado pela atividade humana para a agricultura, silvicultura e pastagem, encontrando-se ainda uma série de áreas ambientais muito significativas e relativamente intactas. Trata-se de um sistema que se manteve, praticamente até aos dias de hoje, com uma economia rural de subsistência, típica das regiões montanhosas, com pouco aproveitamento de insumos, muito poucos excedentes e onde o nível de consumo da população é relativamente baixo em comparação com outras regiões do país.

Notícias

Novos sítios de património agrícola; cultivando em harmonia com a natureza

No Barroso, em Portugal, o sistema agro-silvo-pastoril, em que árvores e culturas coexistem, foi um dos primeiros sítios europeus a fazer parte da lista de Sistemas Importantes Património Agrícola Mundial.

 

Annual report 2020- Barroso GIAHS site

The purpose of this document is to assess the status of the activities that were carried out in 2019-2020 within the recognition of the territory of Barroso as a classified Site as Globally Important Agricultural Heritage System in April of 2018.

Colaboração

SIPAM e SlowFood

Por meio de uma colaboração profícua, o Programa SIPAM e a Fundação SlowFood contribuem para aumentar o reconhecimento e a valorização dos sítios SIPAM e dos produtos SlowFood. Saiba Mais.