Núcleo de Capacitación en Políticas Públicas

Agricultura familiar: dos conceitos à prática

Modalidad: Autoaprendizagem | Desde el 03-08-22 hasta el 31-12-24

Este curso faz parte da Plataforma Técnica Regional para Agricultura Familiar (https://www.fao.org/americas/daf/plataforma/es/) em parceria com os projetos “Sembrando Capacidades” (ABC, MAPA Brasil, MADR Colômbia e FAO) e “Farmers Organizations for African, Caribbean and Pacific countries – FO4ACP” (FIDA, UE, OACPS, PROCASUR e FAO). Esta plataforma promove inovações institucionais e técnicas que fortalecem os agricultores familiares e pequenos proprietários em todo o mundo, mobilizando o conhecimento, a experiência e as melhores práticas existentes, além de fomentar o diálogo, o aprendizagem e a colaboração entre uma diversidade de parceiros dentro e fora da FAO.

Para alimentar o mundo de forma sustentável, precisamos de mudanças urgentes e radicais em nossos sistemas alimentares. As ações transformadoras só serão eficazes se abordarem um conjunto complexo de objetivos interconectados, abrangendo dimensões econômicas, sociais e ambientais. Neste contexto, os agricultores familiares – mulheres e homens pastoris, pescadores, silvicultores, povos indígenas e outros grupos de produtores de alimentos – são cruciais, na medida em que eles fornecem a maior parte dos alimentos do mundo, são os principais investidores na agricultura e a espinha dorsal da estrutura econômica rural (FAO, 2019).

Esse é o cenário deste curso intitulado “Agricultura familiar: dos conceitos à prática”. O curso aborda o setor da agricultura familiar como um fator importante, relevante e necessário para enfrentar os desafios econômicos, sociais, alimentares e ambientais com o intuito de apresentar uma visão geral dos principais programas e políticas para o fortalecimento da agricultura familiar na América Latina e no Caribe. Assim, serão analisados, entre outros, temas como a Agenda 2030 e a relação entre a agricultura familiar e os ODS, a identidade da agricultura familiar, a sua conceituação e multifuncionalidade nos diferentes territórios.

* Lembre-se de escrever seu nome corretamente, pois é o mesmo que aparecerá no certificado e você não poderá modificá-lo posteriormente.

 

 

Ficha do curso:

Titulo:

Agricultura familiar: dos conceitos à prática

Modalidade:

Curso de autoaprendizagem

Duração total:

20 horas

Modalidade y metodologia:

Este curso desenvolve-se através da autoaprendizagem, sendo o participante o responsável pela construção de seus próprios conhecimentos. O curso está estruturado em três temas a serem explorados sequencialmente, o que significa que, uma vez que um tema tenha sido completamente revisado, será possível acessar o próximo.

Cada tema aborda conteúdos e atividades diferenciados que juntos determinam a realização do objetivo de aprendizagem. Ao longo do curso, o participante terá a oportunidade de analisar conceitos, aprender e reforçar procedimentos e aplicar critérios. Os diferentes temas são orientados para introduzir o conceito e a importância da agricultura familiar e para apresentar uma visão geral dos principais programas e políticas para o fortalecimento deste setor na América Latina e no Caribe.

A metodologia contempla a aplicação sistemática de diferentes ferramentas de aprendizagem e exercícios de autoavaliação por unidade do curso, o que facilitará a compreensão do conteúdo. A revisão do conteúdo deste curso requer uma dedicação de aproximadamente 10 horas. Isso pode variar de acordo com as referências que o participante deseja estudar, sendo no entanto recomendável realizar sessões de uma hora três vezes por semana.

Data de início:

O curso estará disponível a partir de 3 de agosto de 2022.

Público-alvo:
  • Gestores públicos e profissionais envolvidos na implementação de programas e ações ligados aos mecanismos e programas de desenvolvimento rural.
  • Representantes de organizações da agricultura familiar.
  • Profissionais envolvidos em ações no âmbito da cooperação Sul-Sul em suas diferentes modalidades.
  • Líderes da sociedade civil, representantes do setor privado e da academia, e estudantes com interesse no programa do curso.
  • Técnicos e coordenadores envolvidos em projetos gerenciados pela FAO na região.
Objetivo geral:

Apresentar uma introdução ao conceito e à importância da agricultura familiar, além de uma visão geral dos principais programas e políticas para o fortalecimento deste setor na América Latina e no Caribe.

Objetivos específicos:
  • Gerar capacidades básicas para compreender o conceito de agricultura familiar e sua relevância como um setor estratégico para o desenvolvimento sustentável.
  • Reconhecer o papel múltiplo da agricultura familiar para a sustentabilidade dos sistemas alimentares e para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
  • Identificar o progresso e os desafios na implementação de políticas e leis diferenciadas para o fortalecimento da agricultura familiar na região da América Latina e Caribe.
Conteúdo:
  • Agricultura familiar: definição e conceitos.
  • Sistemas alimentares e agricultura familiar.
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Década da Agricultura Familiar.
Requisitos de avaliação:

Para passar no curso, uma avaliação deve ser feita após o final da fase de aprendizagem. Exige-se um nível de aprovação de 70% e é possível refazê-la inúmeras vezes.

A avaliação será medida de acordo com a seguinte escala percentual:

  • Excelente: 90 a 100 pontos
  • Ótimo: 80 a 89 pontos
  • Aprovado: 70 a 79 pontos
  • Reprovado: 0 a 69 pontos
Requisitos de equipamento:

Para a correta realização do curso, o participante deve dispor das seguintes especificações técnicas mínimas:

  • Computador ou dispositivo eletrônico com conexão à Internet.
  • A qualidade e a velocidade de navegação e download de documentos dependerão exclusivamente da banda larga da conexão.
  • Memória RAM: mínima de 1GB.
  • Espaço livre em disco rígido: mínimo de 500 MB.
  • Processador: mínimo de 600 MHz.
Requisitos de software:
  • Última versão do navegador web Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari u Opera, com JavaScript habilitado.
  • Resolução mínima da tela: 1024x768 pixels (largura por altura).
  • Leitor de documentos em PDF.
Requisitos adicionais:
  • Conhecimentos em automação de escritório (Word, PowerPoint, Excel), familiaridade com e-mail e navegação na Internet.
  • Disponibilidade de pelo menos 8 a 10 horas por semana para leitura, atividades e avaliações. O horário é escolhido pelo participante, que pode entrar na sala de aula a qualquer momento que desejar. Deve-se levar em conta que o acesso deve ocorrer, pelo menos, três vezes por semana para leituras e atividades.
Idioma:

O curso será ministrado inteiramente em português.

Código Curso:

SAPAF202206-PR

Certificação:

Uma vez que o curso tenha sido aprovado, o participante poderá baixar automaticamente o certificado concedido pela FAO RLC na plataforma onde o curso é hospedado.

Lembre-se de guardar o seu certificado em segurança, pois não será possível baixá-lo novamente quando a capacitação for fechada.

Better to which it belongs:

BP4: Small scale producers equitable access to resources

Iniciativa Regional da FAO com a qual o curso é articulado:

IR2: Agricultura familiar e sistemas alimentares inclusivos para o desenvolvimento rural sustentável.

Agrupamentos nos quais o curso está integrado:

8 (Agricultura Familiar)

Oficial encarregado:

Luiz Beduschi

Contato:

Para maiores informações, favor contatar a [email protected]