Program of Brazil-FAO International Cooperation

Cooperação Brasil-FAO apresenta projeto regional de alimentação escolar no Green Rio 2021

Evento híbrido e gratuito será realizado online e presencialmente no Rio de Janeiro, entre os dias 25 e 27 de novembro

BRASÍLIA, 25 de novembro de 2021 - Uma das principais políticas sociais da América Latina e do Caribe - o programa de alimentação escolar - terá um painel de destaque no Green Rio, que ocorre entre 25 e 27 de novembro, um evento referência para negócios sustentáveis, bioeconomia e economia verde no país. Os programas de alimentação escolar na região atendem a cerca de 85 milhões de estudantes e ganharam ainda mais relevância durante a pandemia, por serem um importante e estratégico instrumento para garantia de segurança alimentar. 

O painel, que ocorre a partir de 16h10 do dia 26, é intitulado Alimentação Escolar na América Latina e terá a participação da Cooperação Brasil-FAO, da FAO Brasil, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e depoimentos de países da região. O programa começa com uma breve contextualização do tema na América Latina e no Caribe, seguida de uma apresentação da Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE) sobre as iniciativas da Cooperação Sul-Sul trilateral; e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), que irá abordar a alimentação escolar em nível nacional e internacional. O Governo Brasileiro comentará sobre as ações desenvolvidas desde 2018 e a plataforma virtual da Rede de Alimentação Escolar Sustentável (RAES) na América Latina e no Caribe, uma ferramenta para fortalecer o intercâmbio de informações sobre essa política na região.

Participarão do painel especialistas em alimentação escolar de El Salvador e Guatemala. El Salvador atualmente está tramitando a aprovação de uma lei de alimentação escolar com apoio da Cooperação Internacional Brasil-FAO. Guatemala aprovou sua lei de alimentação escolar e vem desenvolvendo a política com o apoio dessa Cooperação nos últimos anos. Também será apresentado um material multimídia com imagens registradas pela Cooperação e haverá espaço para perguntas. 

O Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO atua no tema desde 2009 na região por meio do projeto Consolidação de Programas de Alimentação Escolar na América Latina e no Caribe e executa uma série de ações que visam fortalecer as políticas de alimentação escolar na região. São promovidos cursos de capacitação de profissionais como gestores públicos, responsáveis por programas de alimentação escolar, entre outras atividades, que, ao longo desses últimos doze anos, têm contribuído para uma visão da alimentação escolar sustentável como garantia do direito humano à alimentação saudável e adequada na escola. 

Também são promovidos intercâmbios de experiências entre o Brasil e países latino-americanos e caribenhos, com desenvolvimento de capacidades em temas como educação alimentar e nutricional, compras públicas da agricultura familiar, além do apoio no desenho de programas e construção de marcos legais para essa política. O projeto é executado de maneira conjunta pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) e Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). 

Alimentação escolar na região

Além de melhorar a qualidade da alimentação dos estudantes, a alimentação escolar fortalece a cadeia de agricultura familiar local uma vez que incentiva os países a adquirirem alimentos dos pequenos agricultores por meio de compras públicas. Para Najla Veloso, coordenadora do projeto, a alimentação escolar é uma estratégia de enfrentamento da má nutrição em todas as suas formas e é capaz de garantir alimentos adequados e saudáveis a milhões de pessoas, além de representar a possibilidade de educar essa geração para uma nova cultura alimentar. "Esse painel promoverá também a reflexão sobre as ações em andamento e as necessárias mudanças nessa política para a transformação dos sistemas alimentares”.

O Green Rio

O Green Rio teve sua primeira edição em 2012, em formato de evento paralelo  durante a Rio+20. Ao longo desses oito anos, o evento se firmou como plataforma de negócios sustentáveis que reúne expositores, palestrantes e representantes da economia verde e do setor orgânico. “O Green Rio se tornou relevante porque ele tem desdobramentos, não acaba no terceiro dia de evento. As discussões em busca de soluções continuam ao longo do ano para que na edição seguinte possamos apresentar o que foi feito e o que ainda está por vir", afirma Maria Beatriz Costa, coordenadora do Green Rio.

Segundo a coordenadora do evento, este ano incluíram o tema da bioeconomia da América Latina na pauta de discussões. “O formato híbrido nos ajuda, para que representantes de fora do país consigam participar do evento”, explica.