Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Seminário Regional de Agroecologia na América Latina e Caribe

Brasilia, Brasil.
24-06-15 - 26-06-15

Representantes da América do Sul, Mesoamérica e Caribe dos setores público, privado, universidades e organizações de integração participarão, em Brasília, Brasil, do Seminário Regional sobre Agroecologia na América Latina e o Caribe.

No final do evento, será elaborado um documento de referência com as diretrizes levem ao desenvolvimento da agroecologia nos países da América Latina e o Caribe, que sugerem futuras ações e que contribuam à discussão nos diferentes fóruns de políticas públicas na região como a Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (CELAC), a Reunião Especializada Sobre Agricultura Familiar do Mercosul (REAF MERCOSUL), a Frente Parlamentar contra a Fome, Comunidade do Caribe (CARICOM), Sistema de Integração Centro-americana (SICA), Sociedade Científica Latino-Americana de Agroecologia (SOCLA), entre outros.

Recentemente, a agroecologia foi incluída na agenda de integração regional.  O Seminário Regional de Agroecologia integra o Plano de Ação de Agricultura Familiar da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (CELAC). A XX REAF MERCOSUL, realizada em Caracas, Venezuela, em 2013, incluiu o tema agroecologia na agenda dos Grupos Temáticos para a Adaptação às Mudanças Climáticas e o Manejo de Risco Climático.

Participarão do seminário parlamentares, representantes dos governos e instituições públicas, da sociedade civil, organizações de agricultores familiares (incluindo agricultura, pecuária, florestal e pesca), cooperativas, organizações de consumidores, povos indígenas, associações de mulheres e jovens. O setor acadêmico será representado por universidades e centros de pesquisa, além disso, serão convidados representantes dos organismos de integração regional e de cooperação internacional.

O seminário é promovido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), Ministério do Desenvolvimento Agrário do Brasil (MDA), Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (CELAC), Reunião Especializada Sobre Agricultura Familiar do Mercosul (REAF MERCOSUL) e Aliança pela Soberania Alimentar na América Latina e no Caribe (Aliança), com o apoio do Programa de Cooperação Brasil-FAO.

Agroecologia no contexto regional e global

Este evento está inserido em um contexto global e regional de interesse crescente sobre o tema agroecologia, demonstrado por meio de plataformas políticas; experiências produtivas e políticas públicas de desafios para erradicar a pobreza, a fome e a má nutrição; a promoção do desenvolvimento sustentável e do direito humano à alimentação adequada e saudável; a conservação da biodiversidade e o reconhecimento e a valorização da agricultura familiar, dos conhecimentos dos povos indígenas e das comunidades tradicionais.

Na imprensa