Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Artesanato feito em algodão é um dos destaques de feira na Bolívia

Evento comercial teve como objetivo promover a reativação da economia de produtores, produtoras familiares e artesãs.

La Paz, 17 de março de 2022 – Cinquenta e cinco produtores e produtoras de 10 municípios, incluindo Yacuiba, Villamontes, San Antonio de Lomerío e San Inácio de Velasco, participaram de 11 a 13 de março do Primeiro Encontro das regiões do Chaco Chiquitania.

Aproximadamente 2.000 pessoas se reuniram no parque autônomo "Los Mangales III" para apreciar o artesanato, a gastronomia e a música, parte da cultura Chiquitano e Chaco. O evento teve como objetivo promover a reativação da economia local de produtores familiares da região por meio da exposição e comercialização de itens gastronômicos e artesanais.

Na noite de 11 de março, os participantes tiveram a oportunidade de divulgar seus produtos durante um showroom, que contou com 250 espectadores que assistiram a um desfile têxtil que apresentou toda a diversidade cultural da regiao traduzida em seus tecidos e roupas.

Com o apoio do projeto +Algodão, em coordenação com a Prefeitura de San Antonio de Lomerío, a artesã María Posiva participou do evento de showroom onde apresentou alguns de seus produtos artesanais feitos de algodão, além de participar da feira. A artesã é presidente da associação APIASERTUR, composta por cerca de 50 membros no município de San Antonio de Lomerío, cujo foco é a área de artesanato com fio de algodão.

Na Bolívia, projeto é uma iniciativa de cooperação sul-sul trilateral executada em conjunto pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE) e os Ministérios do Desenvolvimento Produtivo e Economia Plural (MPEP) e Desenvolvimento Rural e Territorial (MDRyT) da Bolívia.

Promovendo o artesanato de algodão na Bolívia

O projeto +Algodão apoia o fortalecimento do artesanato em San Antonio de Lomerío, conseguindo a inserção das artesãs do município em feiras nacionais, capacitando-as para aperfeiçoar as técnicas e apoiando-as na formação da associação de mulheres artesãs, que foi equipada pelo projeto com máquinas de fiação para facilitar o trabalho.