FAO in Portugal

FAO realiza oficina sobre políticas públicas e o Direito Humano à Alimentação Adequada

20/06/2018

No dia 19 de junho, teve lugar em Lisboa a oficina “Direito Humano à Alimentação Adequada e Políticas Públicas ao Nível Local”. A iniciativa foi realizada em parceria com a Rede Rural Nacional, a Universidade Aberta, a rede Realimentar e os mecanismos para facilitação da participação no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP.

 No simpósio, privilegiou-se a discussão dos conceitos da Segurança Alimentar e Nutricional, da Soberania Alimentar e do Direito Humano à Alimentação Adequada, e também da agricultura familiar e dos circuitos curtos agroalimentares. O simpósio teve como objetivo apresentar os conceitos de modo em que estes possam ser traduzidos em políticas públicas ao nível local e nacional.

 Esta foi a primeira oficina realizada no âmbito da campanha AlimentAÇÃO, que tem como objetivo sensibilizar a sociedade e decisores políticos para a promoção de sistemas alimentares mais sustentáveis e em linha com o Direito Humano à Alimentação Adequada.

 A campanha visa também dar visibilidade a boas práticas em curso no país, para que estas sirvam de inspiração e se tornem novas políticas públicas nacionais e locais. Sendo assim, a próxima oficina terá lugar no dia 25 de julho em Torres Vedras, município que implementado com sucesso o Programa de Sustentabilidade na Alimentação Escolar através da compra direta de alimentos a pequenos e médios agricultores e confecção local das refeições.