FAO in Portugal

Baixo nível de fome, mas alta prevalência de insegurança alimentar moderada, sobrepeso e obesidade na Europa e Ásia Central

17/12/2019

A fome na Europa e na Ásia Central é baixa, mas um grande número de pessoas é afetado por insegurança alimentar moderada, como a alimentação limitada e a falta de acesso a alimentos nutritivos, além do sobrepeso e da obesidade, revelou um novo relatório da FAO. A Visão Geral Regional de Segurança e Nutrição Alimentar na Europa e Ásia Central 2019, lançada hoje em Moscovo, fornece recomendações específicas para os formuladores de políticas para intervenções direcionadas à nutrição, desigualdades e desenvolvimento rural e para alcançar as metas globais da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Na Europa e Ásia Central, a segurança alimentar melhorou substancialmente nas últimas duas décadas e a grande maioria dos 50 países monitorizados conseguiu manter a prevalência de desnutrição abaixo de 5%, menos da metade da média mundial (10,8%).

Novas estimativas para 2018 sugerem que um nível severo de privação de alimentos não é mais uma preocupação (1,8% da população total, em comparação com 9,2% no mundo). No entanto, porções consideráveis ​​da população têm dificuldade em aceder regularmente alimentos nutritivos e suficientes. Segundo estimativas, mais de 100 milhões de pessoas (11% da população) da região estão expostas à insegurança alimentar moderada ou grave, um indicador desenvolvido pela FAO com base na Escala de Experiência em Insegurança Alimentar, para acompanhar o progresso em direção ao alcance da Fome Zero.

“Um número considerável de adultos e crianças ainda sofre de várias formas de desnutrição, incluindo nanismo, perda de peso, excesso de peso, obesidade, anemia; de fato, algumas delas coexistem em muitos países”, afirmou Cheng Fang, economista da FAO. “Especialmente, sobrepeso e obesidade implicam preocupações significativas à saúde”, acrescentou Fang, referindo-se a um relatório que constatou que a obesidade adulta em quase todos os países da região em 2016 superou a média mundial de 13,2%, e em 13 países foi duas vezes maior como a média mundial. A obesidade adulta tem aumentado em todos os países da região.

Dados desagregados por género mostram que as mulheres são mais propensas a sofrer insegurança alimentar moderada ou grave do que os homens (10,7% a 9,8%) na Europa e na Ásia Central. Numa nota positiva, a prevalência de baixo peso ao nascer está abaixo da média global de 14,6%; no entanto, há uma tendência crescente recente na maioria dos países.

Drivers e determinantes

Como aponta o relatório da FAO, as desigualdades socioeconómicas diminuem ou até dificultam o progresso na redução da pobreza, insegurança alimentar e desnutrição, arriscando o princípio da Agenda 2030 de não deixar ninguém para trás.

A desnutrição entre as crianças é fortemente influenciada pela educação materna, riqueza e localização geográfica. Isso sugere que intervenções direcionadas à educação materna e à geração de renda podem melhorar a situação nutricional de crianças menores de cinco anos.

A obesidade é um fenómeno que cresce mais rapidamente em domicílios com perfis socioeconómicos mais baixos, com base nas condições de vida e trabalho, renda e educação. “As políticas e outras intervenções devem ter como alvo grupos desfavorecidos e vulneráveis ​​para tratar das desigualdades socioeconómicas”, afirmou Vladimir Rakhmanin, Diretor-Geral Assistente e Representante Regional da FAO, no evento de lançamento do relatório. “Vimos como as mudanças estruturais em muitos países de baixa renda da região, com crescimento económico acelerado, tiraram as populações mais vulneráveis ​​da pobreza e reduziram significativamente a fome”, acrescentou Rakhmanin.

Para esse fim, o relatório apela aos países que canalizem mais investimentos públicos na agricultura e nas áreas rurais e melhorem a qualidade dos gastos, já que os gastos nessas áreas são baixos em comparação com a importância do setor na economia. Essa situação pode dificultar a realização de metas de segurança alimentar, nutrição e meio ambiente.

Transformações estruturais

O relatório tem uma nova seção focada nas transformações estruturais que estão a ocorrer na Europa e na Ásia Central, na economia, produção agrícola e de alimentos, padrões e dietas de consumo de alimentos e comércio e suas políticas. O documento fornece orientações sobre quais ações seriam necessárias para atender às metas globais de sustentabilidade.

A análise mostrou que, embora a agricultura seja uma fonte importante de renda para muitos, a produtividade do setor está atrasada em relação a outros setores. Isso leva a maiores taxas de pobreza, insegurança alimentar e desnutrição nas áreas rurais e, mais uma vez, exige maior apoio à agricultura e ao desenvolvimento rural para aumentar a produtividade e a diversificação de renda.

Em todos os países da região, há uma diversidade muito maior de alimentos disponíveis devido à produção e ao comércio agroalimentar; no entanto, a qualidade das dietas atuais em comparação às dietas saudáveis ​​tem sido questionada. Isso se deve não apenas às restrições no sistema de produção de alimentos, mas também à importação de alimentos processados, que são ricos em gordura, açúcar e sal e têm um impacto negativo na nutrição e na saúde. Conforme evidenciado pelos estudos de caso dos países, a expansão antecipada do comércio na região é frequentemente dificultada por medidas não tarifárias que existem de várias formas em muitos países.

As proteínas de origem animal ganharam importância na maioria dos países, contribuindo para mudanças na dieta e segurança alimentar. Ainda existem diferenças regionais na diversidade alimentar. Os países da Turquia e dos Balcãs Ocidentais têm maior disponibilidade de frutas, legumes e leguminosas, enquanto os antigos países membros da União Soviética têm mais carne e peixe. “Essas tendências apontam para a necessidade de políticas sensíveis à nutrição nas áreas de produção e comércio que aumentem a disponibilidade de vários itens alimentares”, afirmou Fang.

Para redefinir a produção, as dietas e as políticas relacionadas para uma melhor e mais sustentável produção e nutrição de alimentos, o relatório elabora dois conceitos de estrutura cada vez mais populares, a abordagem do sistema alimentar e a agroecologia. Existem compromissos entre todos os objetivos dos sistemas alimentares e a agroecologia e as políticas públicas têm o papel crítico de fornecer incentivos e criar um bom ambiente para a participação de todos os pequenos agricultores. A reorientação de políticas também deve enfatizar a necessidade de garantir o foco nos mais pobres e vulneráveis.