FAO in Portugal

Dia Mundial da Alimentação – Portugal destaca a luta contra o desperdício

17/10/2014

Lisboa – As cerimónias centrais da celebração do Dia Mundial da Alimentação em Portugal tiveram lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, com a participação da Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, do Secretário de Estado para a Alimentação e Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito, da FAO e de outras entidades associadas dos mais diversos quadrantes.

Tendo em conta a sua realidade interna e os desafios lançados pela União Europeia, o tema que mereceu destaque este ano foi o combate ao desperdício alimentar. O auditório da Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa foi assim palco do Fórum «Inovação Agroalimentar: Oportunidades e Desafios no Combate ao Desperdício».

O Fórum teve como objetivos juntar em debate representantes da investigação, da produção, da transformação, da distribuição, da restauração, organizações de defesa dos consumidores e ONGs; sensibilizar o consumidor para o combate ao desperdício alimentar; dinamizar o diálogo, cooperação e partilha de boas-práticas; promover e valorizar a qualidade e diferenciação dos produtos de origem portuguesa; e valorizar o papel da transformação e distribuição no serviço ao consumidor.

No decorrer do dia foi possível assistir a diversos painéis, o primeiro intitulado “Desperdício alimentar: um problema atual” contou com uma intervenção por parte de Hélder Muteia, Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP.

“Erradicar o desperdício e todas as discrepâncias económicas, sociais, ambientais e morais com ele relacionado é uma emergência. Uma obrigação perante os milhões de pessoas que passam fome, as crianças subnutridas, as mães que procuram em vão alimentos para os seus filhos e a natureza que nos sustenta”, afirmou o Representante da FAO.

Assunção Cristas, Ministra da Agricultura e do Mar, fez o discurso de encerramento do Fórum e apresentou o Guia: "Prevenir Desperdício Alimentar - Um compromisso de todos", que foi assinado pelas mais diversas entidades públicas e privadas, incluindo pelo Escritório da FAO em Portugal. Trata-se de um conjunto de compromissos, boas práticas e orientações para reduzir a quantidade de desperdício ao longo de toda a cadeia alimentar.

Durante o dia foi também apresentado o recém-instituído Comissariado Municipal de Lisboa de Combate ao desperdício alimentar, para o qual o Escritório da FAO em Portugal foi convidado a participar.

O Fórum terminou com a Cerimónia de Entrega de Prémios Food & Nutrition Awards, que procura promover o empreendedorismo e distinguir projetos de empresas portuguesas na área da alimentação e nutrição.

Este evento foi organizado pela Secretaria de Estado para a Alimentação e Investigação Agroalimentar em conjunto com a APED - Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, FIPA - Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares, CAP - Confederação dos Agricultores de Portugal, FAO - Organização da ONU para a Alimentação e a Agricultura, Fundação Calouste Gulbenkian e INOVISA - Associação para a Inovação e o Desenvolvimento Empresarial.

Ontem, dia 16 de Outubro, celebrou-se o Dia Mundial da Alimentação. Esta comemoração, que teve início no ano de 1981, é atualmente celebrada em mais de 150 países como uma importante data para sensibilizar a opinião pública sobre as questões da nutrição e alimentação.

Mais informações em: http://diamundialdaalimentacao.pt/