Previous Page Table of Contents


Seguimento e Avaliação dos Projetos Participativas de Nutrição

Resumo

O seguimento e avaliação participativa é um aspecto essencial de todo projeto participativo de nutrição. Permite à comunidade determinar o progresso das atividades e tomar as medidas necessárias para resolver problemas, fazendo os ajustes necessários nos objetivos e atividades correspondentes.

O agente de desenvolvimento, além de facilitar esse processo, ajuda a comunidade na identificação de indicadores, na coleta de informação e seu registro.

O comitê coordenador de alimentação e nutrição reúne num sistema geral de seguimento e avaliação a informação oriunda de cada grupo encarregado de uma atividade. Realizam-se discussões com a comunidade e as instituições locais para decidir as ações a serem adotadas em resposta aos resultados do seguimento e avaliação.

O agente de desenvolvimento talvez seja obrigado a desenvolver um sistema separado de seguimento e avaliação que satisfaça as exigências do governo ou das instituições financeiras. É também de sua responsabilidade ajudar nas avaliações sobre os projetos financiados com apoio externo, nas quais participam representantes da comunidade, pessoal local das instituições governamentais e avaliadores externos.

Seguimento e avaliação participativa: Por Que?

O seguimento e avaliação participativa servem a dois propósitos: a) como instrumento de apoio para melhorar a eficiência e a efetividade das pessoas no desempenho das atividades; b) como processo educativo mediante o qual os participantes podem tomar consciência e incrementar sua compreensão dos diferentes fatores que influem em suas vidas. Com o alcance desses dois aspectos, aumenta o controle da população local sobre o processo de desenvolvimento.

O seguimento e avaliação permitem à comunidade e ao agente de desenvolvimento examinar o progresso e impacto do projeto, estabelecer a viabilidade dos objetivos, identificar e antecipar os problemas, permitindo assim adotar as medidas necessárias para evitá-los ou resolvê-los. O progresso de seguimento e avaliação está relacionado com a tomada de decisões: permite a comunidade redefinir seus objetivos e fazer ajustes nas atividades, quando seja necessário.

Quando são implementados conjuntamente, o seguimento e a avaliação proporcionam oportunidades para a satisfação individual, a criatividade e o intercâmbio de novas idéias.

Seguimento e avaliação: Quem?

É a própria comunidade que deve implementar o processo de seguimento e avaliação. O agente de desenvolvimento facilita o processo colaborando no desenho do sistema, o seguimento das atividades e a análise da informação colhida.

Procura-se como meta final que a comunidade faça o seguimento e a avaliação de suas atividades alimentares e nutricionais, sem ter que contar com o apoio do agente de desenvolvimento.

Num seguimento e avaliação participativa a comunidade:

Para se ter segurança de que a informação gerada pelo processo de seguimento e avaliação seja utilizada de forma efetiva na tomada de decisões e de ações, necessita-se de uma estrutura administrativa que poderá ser o comitê coordenador de alimentação e nutrição.

No caso de participarem agentes e instituições externas à comunidade nas atividades participativas de nutrição, pode-se discutir, desenhar e implementar um sistema conjunto de seguimento e avaliação.

As avaliações externas não permitem, em geral uma contribuição adequada da população alvo.

Seguimento e avaliação: O que?

Num projeto participativo de nutrição faz-se o seguimento e avaliação das seguintes atividades ou processos:

Foi visto, anteriormente, que o processo de diagnóstico abrangia muitos aspectos distintos relacionados direta ou indiretamente com a nutrição, inclusive a produção agrícola e o tempo dedicado a diferentes atividades.

Após o diagnóstico, são estabelecidas atividades para solucionar alguns dos problemas identificados. No processo de seguimento e avaliação considera-se a informação pertinente a estes problemas, comparando-a com os dados coletados no diagnóstico para ver as mudanças que tenham ocorrido.

Qualquer informação qualitativa deve ser complementada com dados quantitativos ou pelo menos, semi-quantitativos, o que pode ser alcançado mediante a identificação e seleção de indicadores quantificáveis.

Lista de verificação 3 : Seguimento e avaliação de projetos participativos de nutrição - Identificação de indicadores

A lista seguinte foi preparada para ajudar os agentes de desenvolvimento na seleção de indicadores pertinentes ao tipo de atividade eleita ou implementada. Estes indicadores devem contribuir para discussões a nível de grupo ou da comunidade.

  1. Indicadores relativos ao impacto nutricional:

  2. Indicadores relativos à eqüidade:

  3. Indicadores relativos à participação comunitária:

  4. Indicadores relativos à interação da comunidade com serviços externos:

Seguimento e avaliação: Como?

O processo de seguimento e avaliação combina o registro de informação específica com reuniões de discussão sobre o progresso das atividades e as dificuldades encontradas.

Como primeiro passo, a comunidade decide que critérios utilizar para julgar o êxito ou o fracasso do projeto. Estes critérios devem ser revistos com regularidade. Cada grupo responsável por uma atividade discute com um membro do grupo coordenador os possíveis indicadores a empregar, pondo-se de acordo sobre quais escolher. O agente de desenvolvimento facilita a discussão.

A informação para o seguimento e avaliação pode vir das discussões e reuniões sobre os assuntos relacionados com a alimentação e nutrição efetuados em diferentes níveis: local, comitê coordenador, comunidade, grupo ou entrevistas individuais. As visitas de campo e a observação participativa também podem gerar informação útil, além de criar oportunidades para discussões. Também pode ser muito útil manter um diário, no qual o agente de desenvolvimento anota qualquer indicação de mudança que possa ter registrado durante discussões informais com membros da comunidade.

A maioria das técnicas utilizadas no diagnóstico participativo podem ser usadas no seguimento e avaliação. Como forma de facilitar a coleta e registro de dados, cada grupo de trabalho, com a ajuda do agente de desenvolvimento, pode desenvolver um quadro de seguimento como o apresentado na Figura 8.

Os resultados são discutidos e combinados num sistema geral de seguimento e avaliação. No início do projeto, por serem poucas as atividades, o sistema será muito simples. Com o incremento no número de atividades o número de indicadores aumentará. Os diferentes quadros de seguimento que vão surgindo são reunidos pelo grupo coordenador em um quadro geral (ver a Figura 9).

Como se pode ver no exemplo da Figura 9, os quadros de seguimento podem ser simples, desenhados de tal forma que só se necessita marcar os itens correspondentes. A preparação e uso desse tipo de quadro facilita o seguimento das atividades pelos grupos e estimula a discussão sobre o porque dos progressos obtidos.

Num projeto participativo de nutrição os métodos e indicadores empregados no seguimento e avaliação são simples, de baixo custo e desenhados para proporcionar a tempo a informação necessária para tomar decisões e iniciar ações. O custo se calcula segundo o uso que se faça dos dados.

O comitê coordenador de alimentação organiza reuniões comunitárias de seguimento a cada três meses, aproximadamente. Nestas reuniões, cada grupo apresenta um informe sobre o progresso de suas atividades e discute os problemas que esteja enfrentando.

Figura 8: Quadro de seguimento de tarefas

QUADRO DE SEGUIMENTO DE TAREFAS
Grupo: Grupo de MulheresAtividade: Produção de AmendoimAno: 1988
JaneiroFevereiroMarçoAbrilMaioJunho
Cortar estacasLevantas cercas e tratar as estacas com óleoLimparLimparColheitaRoembolsar o empréstimo bancavio
Cavar buracos pava estacasAvare AmontoarIrrigarIrrigarSecar o amendoimDistribuir os lucros com o grupo
Aplicar arames, grampos e tensor de aramesComprar fertilizantesControlar e reparar cercas e porteirasControlar e reparar cercas e porteiras  
Arar a terraAplicar fertilizantes (presemeadura)Controlar pragas e enfirmidadesControlar pragas e enfermidadesNegociar preços de venda e controlar preços no mercado localReunir-se para decidir o novo plano de trabalho
Escavar drenosSemear Applicar fertilizantes  
Cortar folhas de palmeira para sombreamentoCobrar empréstimo banćarioArrumas a terra em monticulosArrumas a terra em monticulos Compra embalagens para colheita  
Solicitar emprestuino banćareo  Controlar mercado  
Livro de contas e registrosIdemIdemIdemIdemIdem

Figura 9: Quadro de seguimento para o projeto participativo de nutrição

Projeto participativo de nutriçãoLocalidade:
Quadro de SeguimentoProdução de amendoimDemonstrações culináriasCapacitação sobre agricultura biointensivaArmazemagem de alimentos da localidadeHovta escolarBauco comunitário de alimentosColeção de água das cluvasPlantação de áreas de leuha para combustivelOrganização da comunidade
Progresso          
Excelente5         
Satisfatório4         
Regular3         
Decepcionante2         
Minimo1         

O processo de seguimento e avaliação resulta frequentemente na necessidade de seguir e avaliar novos aspectos do projeto. Por esta razão, deve ser um processo flexível. que seja periodicamente revisado.

Para atender as exigências das instituições externas à comunidade, o agente de desnvolvimento poderá sentir a necessidade de dispor de suas informações e de desenvolver um sistema complementar de seguimento e avaliação. Esta informação poderá ter uma relação direta com as atividades do projeto participativo de nutrição e servir mais ainda a planificadores de nível provincial e central e a agências financeiras. É melhor manter os dois sistemas separados de modo que se possa assegurar que as exigências de ministérios, agências de desenvolvimento e doadores não assumam prioridades sobre as necessidades do grupo.

Com o objetivo de discutir o progresso do projeto e a avaliação da situação alimentar e nutricional, pode-se convocar uma reunião anual a nível local entre os agentes de desenvolvimento das diversas organizações interessadas, sejam estatais ou não, as autoridades locais e os representantes da comunidade (de preferência, membros do comitê coordenador de alimentação e nutrição).

Na maioria dos projetos com financiamento externo, a agência doadora realiza avaliações periódicas. Neste caso o agente de desenvolvimento procurará um modo de envolver o pessoal local (encarregados de saúde ou nutrição, economistas domésticos, extensionistas agrícolas, etc.) no desenho e implementação de avaliações conjuntas, nas quais participariam a comunidade, os agentes de desenvolvimento, o pessoal local do setor público e os avaliadores externos do projeto participativo de nutrição.

Seguimento e Avaliação: Quando?

O processo de seguimento e avaliação é um procedimento contínuo, integrado no projeto desde seu início. É difícil, num projeto participativo de nutrição, separar as etapas de identificação de problemas, seleção de atividades e seguimento e avaliação. As atividades aumentam o grau de tomada de consciência, compreensão e participação, o que, por sua vez, leva à redefinição de objetivos e escolha de novas prioridades. O processo de seguimento e avaliação proporciona oportunidade para o aprendizado através das ações.

Possíveis Problemas

Em muitos casos os agentes de desenvolvimento não estão muito familiarizados com os conceitos de seguimento e avaliação. Consequentemente, podem imaginar que se requer um alto grau de especialização e fundos especiais para desenhar e implementar as atividades correspondentes.
No entanto, o processo de seguimento e avaliação é parte da vida de cada dia de todos, seja em nível pessoal ou profissional. Geralmente se trata de sentido comum : se algo não sai conforme o esperado trata-se de compreender o porque e, logo, modificar atitudes ou redefinir os objetivos.
O processo de seguimento e avaliação, portanto, não deve ser concebido como uma atividade externa imposta por instituições, mas como uma parte essencial do processo diário de aprendizagem ou de tomada de decisões.

Passos no seguimento e avaliação de projetos participativos de nutrição

O agente de desenvolvimento deve:

  1. Ajudar cada grupo a desenvolver um sistema de seguimento e avaliação de suas atividades.

  2. Ajudar o comitê coordenador de alimentação e nutrição (ou a estrutura comunitária correspondente) a integrar estes sistemas em um sistema geral de seguimento e avaliação do projeto participativo de nutrição.

  3. Desenvolver um sistema separado de seguimento e avaliação para atender às exigências das instituições estatais ou dos doadores.

  4. Promover mecanismos apropriados (p. ex.: reuniões anuais, visitas de campo) para um processo conjunto de seguimento e avaliação, no qual participam tanto a comunidade como as instituições locais.

  5. No caso de projetos com financiamento externo, promover a organização de avaliações conjuntas, integrando os representantes da comunidade, o pessoal local do governo e os avaliadores externos.

BackCover

Previous Page Top of Page