Thumbnail Image

Diretrizes voluntárias em apoio à realização progressiva do direito à alimentação adequada no context da segurança alimentar nacional

Adotadas na 127ª sessão do Conselho da FAO novembro de 2004












Related items

Showing items related by metadata.

  • Thumbnail Image
    Book (stand-alone)
    O direito à alimentação: uma janela para o mundo
    Guia de recursos e atividades
    2007
    Este guia ao livro de história em quadrinhos “O Direito à Alimentação: uma Janela para o Mundo” foi realizado para ajudá-los a formar os jovens sobre o direito à alimentação, encorajando-os a agir ativamente contra a fome no mundo. Usando a história em quadrinhos e este guia, vocês ajudarão os jovens a perceber que todos têm direito a ser libertados da fome e que todos os membros da sociedade têm a responsabilidade de respeitar, proteger e promover este direito. Este guia fornece instrumentos didáticos simples, que tornam a aprendizagem interessante e divertida; sugere a realização de atividades e dá informações suplementares que poderá usar para ajudar os outros a aprender sobre a fome e o direito à alimentação.
  • Thumbnail Image
    Book (stand-alone)
    Direito à Alimentação e Acesso à Justiça 2009
    Os “Estudos sobre o Direito à Alimentação” são uma série de artigos e relatórios que relacionam este direito e sua realização a diversas áreas tais como política, legislação, agricultura, desenvolvimento rural, biodiversidade, meio ambiente e gestão de recursos naturais. A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) agradece o apoio financeiro aos projetos “Desenvolvimento de capacidades e instrumentos para implementar o Direito a uma Alimentação Adequada” e “Apoio à Unidade do Direito à Alimentação” prestado pelos Governos da Alemanha e Espanha, os quais tornaram possível a publicação deste estudo. A FAO gostaria igualmente de agradecer ao Governo do Brasil a tradução do estudo para o português. Os “Estudos sobre o Direito à Alimentação” encontram-se disponíveis no sítio web http://www.fao.org/righttofood. Aqueles que não tiverem acesso à internet poderão também solicitar os exemplares em versão impressa ou eletrônica à Unidade do Direito à Alimentação, FAO, Viale delle Terme di Caracalla, 00153 Roma, Itália (righttofood@fao.org). Convidam-se os leitores a enviar seus comentários e reações referentes a estes “Estudos sobre o Direito a Alimentação”. As posições e opiniões apresentadas neste documento não representam necessariamente o ponto de vista da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).
  • Thumbnail Image
    Book (series)
    Fazendo das concessões florestais um instrumento para implementar a Agenda 2030: Diretrizes Voluntárias 2019
    Produtos madeireiros sustentáveis ​​e suas cadeias de valor podem desempenhar um papel fundamental na implementação dos objetivos estabelecidos na Agenda 2030 e no Acordo de Paris, oferecendo uma ampla gama de benefícios para populações em áreas florestais remotas, bem como para a sociedade local, regional e global. A geração de renda e emprego, a redução do risco de desastres e a redução da pegada de carbono e de material do planeta são algumas das contribuições diretas que os produtos florestais sustentáveis ​​podem oferecer aos ODS e aos compromissos relacionados as mudanças climáticas. Além disso, o manejo sustentável de florestas naturais reduz a degradação e a produção florestal pode aumentar o custo de oportunidade do desmatamento, ao mesmo tempo em que gera receitas para estratégias de conservação. As diretrizes voluntárias propostas se concentram nas concessões como um instrumento de política florestal para atingir a plena efetividade do manejo florestal sustentável nos trópicos, com base nas lições aprendidas dos sucesso e das falhas na implementação de concessões florestais. As diretrizes oferecem uma abordagem prática de gerenciamento participativo para apoiar os regimes de concessão florestal, para que sejam fontes confiáveis ​​de produtos florestais sustentáveis, madeireiros e não madeireiros, e contribuam para realizar a plena contribuição das florestas para a Agenda 2030.

Users also downloaded

Showing related downloaded files

No results found.