Thumbnail Image

Fortalecimento da agricultura familiar e desenvolvimento sustentável

Cooperativismo, ater e pesquisa agropecuária, e ater digital pós-COVID-19









Corrêa da Silva, H. B. e Cartes Patrício, C. (org.) 2022. Fortalecimento da agricultura familiar e desenvolvimento sustentável - Cooperativismo, ater e pesquisa agropecuária, e ater digital pós-COVID-19. Brasília, FAO, SEAB/PR e IAPAR EMATER.  



Also available in:
No results found.

Related items

Showing items related by metadata.

  • Thumbnail Image
    Book (stand-alone)
    Superação da Fome e da Pobreza Rural
    Iniciativas brasileiras
    2016
    A erradicação da fome e a diminuição da pobreza e das desigualdades sociais têm rendido ao Brasil amplo reconhecimento internacional. Essas conquistas têm suscitado grande interesse pelas bem-sucedidas políticas públicas brasileiras de segurança alimentar e nutricional, dentre as quais se destacam o Programa Fome Zero, o Programa Bolsa Família e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O interesse de muitos países, frequentemente, se traduz em demandas concretas pa ra conhecer detalhes a respeito da elaboração e da operacionalização dos programas e das políticas brasileiras de inclusão social. A cooperação Sul-Sul trilateral desempenha, nesse contexto, função primordial, ao promover o intercâmbio horizontal, entre países em desenvolvimento, de boas práticas na área da segurança alimentar e nutricional. Bom exemplo disso é o “Programa Brasil-FAO para Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional e Redução da Pobreza em Benefício de Países em Desenvolvimento ”, que tem permitido o compartilhamento das experiências brasileiras na América Latina, no Caribe e na África. Os projetos desenvolvidos no âmbito do referido programa colaboram com a segurança alimentar e nutricional da população mais vulnerável dessas regiões, bem como com a integração de políticas direcionadas à redução da pobreza extrema.
  • No Thumbnail Available
  • Thumbnail Image
    Book (stand-alone)
    Uma estratégia para o desenvolvimento rural: Desenvolvimento Territorial Participativo e Negociado (DTPN) 2005
    Also available in:

    Não é casual a aparição da territorialidade nos debates atuais sobre o desenvolvimento rural. Tratase de uma resposta às mudanças econômicas e sociais ocorridas nos países, bem como no contexto político de globalização. Este responde à necessidade de adaptar metodologias, instrumentos e atividades às novas exigências impostas por essas mudanças e seus respectivos impactos indesejados. Finalmente, este debate promove uma visão diferente da problemática territorial e envolve diretamente as po pulações rurais na elaboração de novas perspectivas de desenvolvimento. Os atores definem o território onde vivem ou interagem. A territorialidade dos atores e a visão territorial ajudam a estabelecer uma identidade comum e favorecem a realização de suas estratégias e projetos. Ademais, a pluralidade de atores com interesses e valores distintos e, por vezes conflitivos, influi na dinâmica e nas inter-relações dentro do território comum. O documento que apresentamos é resultado das contínuas pesquisas realizadas pelos oficiais da Direção de Desenvolvimento Rural (SDA). Este documento parte das preocupações e dos objetivos que unem o Serviço de Regimes Fundiários (SDAA) e o Serviço de Instituições Rurais e Participação (SDAR), os quais realizaram um trabalho acerca dos aspectos complementares de uma estratégia territorial para o desenvolvimento de áreas rurais.

Users also downloaded

Showing related downloaded files

No results found.