家庭农业知识平台

Medida amplia a cobertura do Seguro da Agricultura Familiar

O ano de 2017 começa com uma boa notícia para os agricultores familiares. A partir de 1º de janeiro, o leque de culturas atendidas pelo Seguro da Agricultura Familiar (Seaf), instituído no âmbito do Proagro Mais, será ampliado. A medida foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), no último dia 21 de dezembro, por meio da Resolução 4547. A modalidade é destinada aos agricultores que acessam financiamento de custeio vinculado ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). 

Na regra atual somente culturas incluídas no Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) tinha acesso ao Proagro Mais, que oferece cobertura de renda. Com a nova medida, todas as operações de custeio agrícola do Pronaf serão amparadas pelo Proagro Mais. Além disso, o seguro público para a agricultura familiar, que antes compreendia duas modalidades, Proagro Tradicional e Proagro Mais, agora está todo no Proagro Mais.

De acordo com o diretor Substituto do Departamento de Financiamento e Proteção da Produção da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), Jose Carlos Zukowski, as lavouras não compreendidas no Zarc serão incluídas desde que tenham indicação de assistência técnica e extensão rural. “Há muito tempo temos trabalhado buscando alternativas para que isso fosse possível. O agricultor familiar terá mais segurança para plantar estando amparado por um seguro que oferece coberturas adequadas em caso de perdas por eventos climáticos”, disse. 

Title of publication: Notícias Agrícolas
卷号: 21 de fevereiro de 2017
:
:
:
:
:
:
:
:
:
:
组 织: Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD)
其他组织: Conselho Monetário Nacional (CMN)
年份: 2016
:
国家: Brazil
地理范围: 拉丁美洲及加勒比
类别: 通讯文章
内容语言: Brazilian Portuguese
:

分享本页内容