家庭农业知识平台

Embrapa lança novo sistema de produção de agricultura integrada

Fruticultura integrada com lavouras e hortaliças. Essa é a base de um novo sistema de produção de agricultura integrada desenvolvido pela Embrapa: o Sistema Filho. O nome do sistema faz referência às iniciais das palavras Fruticultura, Integrada, com Lavouras e Hortaliças, as quais designam a sua aptidão.

“Essa tecnologia tem tudo a ver com o momento atual da agricultura, que busca maior eficiência e rentabilidade por meio da integração, intensificação sustentável e diversificação”, afirmou o chefe da Embrapa Cerrados, Claudio Karia, durante o lançamento da tecnologia. “Com a implantação do sistema, o agricultor consegue girar mais rapidamente a roda financeira da sua exploração agrícola e produzir alimentos de maneira mais contínua. Por exemplo, o cultivo de feijão pode render a primeira colheita em torno de 90 dias após a implantação das fruteiras”, afirmou Graciolli. Assim, com a venda desse feijão, o produtor poderá amortizar mais rapidamente o investimento financeiro aplicado na fruticultura e reduzir o risco inerente às atividades agrícolas.

O Sistema Filho já foi validado em áreas de produtor. Foi o caso, por exemplo, de alguns produtores rurais de Unaí (MG). “Eram produtores que tinham sérios problemas de fluxo de caixa. Faziam agricultura de baixa eficiência. Depois de implantarem gradativamente o sistema em suas propriedades e adquirem segurança para trabalhar com irrigação, conseguiram aumentar o lucro em mais de 200%. Eles passaram a ter uma oferta muito maior de produtos e ficaram bastante satisfeitos. Deixaram de ser vendedores de mão-de-obra e se tornaram microempreendedores”, relatou Graciolli. A expectativa é de que, a partir de agora, essas experiências exitosas possam ser replicadas e os benefícios do sistema alcancem cada vez mais pessoas.

Title of publication: Cultivar
:
:
:
:
:
:
:
:
:
作者: Juliana Caldas
:
组 织: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)
:
年份: 2017
:
国家: Brazil
地理范围: 拉丁美洲及加勒比
类别: 博文
内容语言: Brazilian Portuguese
:

分享本页内容