FAO in Mozambique

FAO participa no lançamento de projecto de hortas escolares da Comissão Nacional da UNESCO em Gaza

O. Muhate (dir.), FAO, no lançamento do projecto da Comissão Nacional da UNESCO na Província de Gaza
16/07/2015

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) participou esta quinta-feira (16.07.) no seminário de lançamento do projecto "Educando com a Horta Escolar" da Comissão Nacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) na cidade de Xai-Xai, Província de Gaza.

"As hortas escolares", disse durante o evento o Coordenador do "Programa de Segurança Alimentar e Nutrição na Província de Gaza" da FAO, Octávio Muhate, "podem ajudar a garantir uma plataforma de aprendizagem – aprender a produzir melhorando o solo e protegendo o ambiente e a consumir alimentos saudáveis". A horticultura é parte do quadro de prioridades do programa da FAO em Moçambique e, em particular as hortas escolares, têm como objectivo contribuir para a melhoria da situação nutricional dos agregados vulneráveis, no que toca ao aumento da disponibilidade, acesso e consumo de alimentos.

"Há ainda outros motivos para nós [FAO] promovermos esta iniciativa da Comissão Nacional da UNESCO, tendo em conta que este projecto de hortas escolares visa transmitir às crianças conhecimentos sobre alimentação e agricultura sustentável, algo que nós também encorajamos", continuou Octávio Muhate.

A iniciativa pretende ainda assegurar refeições nutritivas às crianças das escolas abrangidas, ajudando-as a manter-se em forma e concentradas nas aulas, promover a adopção de uma alimentação saudável e fortalecer a relação dos estudantes com a natureza, entre outros.

"Estas escolas possuem terra suficiente para terem hortas sustentáveis", disse o Coordenador da Rede de Escolas Associadas da UNESCO em Moçambique, Augusto Nunes. "Estamos convictos de que iremos alcançar os resultados pretendidos, pois providenciamos a formação de estudantes e professores e oferecemos utensílios agrícolas e sementes."

O projecto teve início em 2014, na Província de Maputo, no âmbito do Ano Internacional da Agricultura Familiar e está agora a ser alargado a outras regiões do país. Depois de Gaza, deverá ser lançado na Província de Tete em Agosto. "Educando com a Horta Escolar" é uma actividade da Rede de Escolas Associadas da UNESCO, alargada a Moçambique em 1995, cobrindo inicialmente 5 escolas e hoje cerca de 40, 21 das quais participam na iniciativa das hortas.

Com o objectivo de coordenar e fomentar actividades experimentais no desenvolvimento da educação a nível internacional, a Rede realiza várias actividades em diferentes áreas, nomeadamente cultura de paz, direitos humanos, paz e democracia, educação para o desenvolvimento sustentável bem como homem e meio ambiente.