FAO in Mozambique

Representante da FAO em Moçambique participa em livro sobre agricultura familiar no país

Os autores do livro
27/08/2015

"Sector Familiar Agrário e Desenvolvimento em Moçambique" – é este o título do livro apresentado esta quinta-feira (27.08.), em Maputo, pelo Director do Observatório do Meio Rural (OMR) e coordenador da obra, João Mosca. O livro reúne artigos da autoria dos oradores participantes da conferência "Agricultura Familiar e Desenvolvimento em Moçambique", realizada em Dezembro de 2014 na capital moçambicana.

O lançamento do livro foi antecedido por uma sessão de debate sobre o tema "Dinâmicas de relacionamento Rural – Urbano: o caso da cidade de Maputo". João Feijó, coordenador de pesquisa do OMR, foi o orador convidado para esta sessão e o debate foi moderado por Máriam Abbas, assistente de investigação do OMR.

A obra foi apresentada pelo seu coordenador, João Mosca, que contextualizou a sua elaboração, nomeadamente no início de uma nova legislatura e governação, onde os primeiros sinais indicam uma maior abertura e possibilidade de diálogo entre   a sociedade civil e os centros do poder, a fase que atravessa Moçambique e que se pode designar como de "febre de recursos naturais", onde são concentradas políticas e medidas económicas e legislativas, discursos, expectativas, acordos políticos e contratos governamentais e empresariais e o recente Ano Internacional do Sector Familiar (comemorado em 2014). "Esta obra   é um contributo para o debate sobre a importância da agricultura e em   particular do sector familiar", afirmou Mosca.

Para o Representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) em Moçambique e autor do primeiro capítulo da obra, Castro Camarada, "este livro representa um importante acréscimo à informação e ao conhecimento existentes em torno deste importante tema para o desenvolvimento de Moçambique".

O evento, organizado pelo OMR e pela União Nacional de Camponeses (UNAC), reuniu na Universidade A Politécnica os representantes da FAO em Moçambique bem como em Portugal e junto da CPLP, Castro Camarada e Hélder Muteia, respectivamente, os outros autores e diferentes interessados e envolvidos no sector agrário.