家庭农业知识平台

'É preciso reconstruir o Brasil pelas mãos das mulheres rurais'

Desafio do governo é reestabelecer políticas que ja deram certo, mas foram cancelas, além de criar outras necessárias

Se, os estabelecimentos da Agricultura Familiar são caracterizados pela diversidade e pluriatividade, são as mulheres as principais responsáveis. Os estabelecimentos dirigidos por elas se caracterizam pela produção de alimentos, plantas medicinais, mudas e sementes.

Entretanto, os estabelecimentos dirigidos por mulheres ainda têm menor acesso a máquinas, equipamentos, assistência técnica, crédito e água. As mulheres seguem concentrando o trabalho de cuidados e reprodução da vida, e com menor rendimento médio mensal.

A Subsecretaria de Mulheres Rurais (SMR) está na estrutura do Ministério do Desenvolvimento Agrário com o propósito de promover a igualdade entre mulheres e homens, incorporando essa perspectiva na elaboração e execução das políticas públicas para a agricultura familiar e desenvolvimento rural. Nesta perspectiva, está em curso a construção de três programas voltados para as mulheres rurais: i) Programa Cidadania e Bem-Viver; ii) Programa Organização Produtiva de Mulheres Rurais; e iii) Programa Gestão Social e Articulação em Rede.

Title of publication: Brasil de Fato
:
:
:
:
:
:
:
:
:
作者: Conceição Dantas
:
组 织: Subsecretaria de Mulheres Rurais (SMR)
其他组织: Ministério do Desenvolvimento Agrário
年份: 2023
:
国家: Brazil
地理范围: 拉丁美洲及加勒比
类别: 博文
内容语言: Brazilian Portuguese
:

分享本页内容